Guardas Municipais femininas realizam ações de encerramento do ‘Agosto Lilás’

Guardas Municipais femininas realizam ações de encerramento do ‘Agosto Lilás’ 3Guardas Municipais entregaram folhetos informativos (Foto: Prefeitura de Cosmópolis)

Guardas Municipais femininas de Cosmópolis (SP) realizaram ações de encerramento do ‘Agosto Lilás’ na região central da cidade.

As ações finalizam a campanha instituída para intensificar as divulgações da Lei Federal Maria da Penha, sobretudo suas punições legais para coibir os atos de violência doméstica contra a mulher.

A campanha é organizada pela Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, efetiva pelas Guardas Municipais femininas, empreendendo ações de conscientização para o fim da violência contra as mulheres, divulgando os serviços especializados de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncias existentes.

Viatura ‘Patrulha Viva Mulher’, (Foto: Prefeitura de Cosmópolis)

As ações foram empreendidas com apoio da ‘Patrulha Viva Mulher’, uma viatura exclusivamente desenvolvida para diligências da Guarda Municipal feminina, utilizada nas ocorrências de amparo as mulheres e atividades sociais públicas.

Nesta ação na região central, as Guardas Municipais entregaram folhetos nos comércios referentes a violência contra a mulher, materiais educativos sobre a Lei Maria da Penha e meios de denunciar os agressores, ressaltando o tema unidas somos mais fortes.

A divulgação direcionada para as mulheres é uma ferramenta importante nessa luta, sobretudo na união feminina contra as agressões.

O conhecimento dos programas e leis previstas federalmente é fundamental para que as vítimas, familiares e amigos, possam identificar as agressões e procurar ajuda, denunciando os crimes e encerrar o ciclo de violência.

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita nas delegacias e órgãos especializados, como também nos canais de atendimento da Guarda Municipal pelos telefones 153 e 3872-2600.

Radium Seguros
No Hashi
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Patrícia di Sanctis
Jornalista pós-graduada em Literatura e Outras Linguagens Artísticas pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) Atua no site Policial Padrão desde 2016