Defesa Civil inicia operação com PM Ambiental para retirada de peixes no Rio Piracicaba

Defesa Civil inicia operação com PM Ambiental para retirada de peixes no Rio PiracicabaTrês toneladas de peixes morreram no Rio Piracicaba (Foto: Governo de SP)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo iniciou uma operação coordenada pela Polícia Ambiental para apoiar a retirada de peixes no Rio Piracicaba, em resposta a um evento ambiental.

Em colaboração com os prefeitos de Piracicaba (SP) e São Pedro (SP), e em coordenação da Polícia Ambiental, a ação visa mitigar os impactos ambientais na região com a retirada de cardumes mortos.

As principais frentes de trabalho incluem a utilização de maquinário da prefeitura e barcos da Polícia Ambiental, complementados pelo suporte tecnológico de drones para aumentar a eficiência operacional.

Voluntários locais, incluindo pescadores da região do Rio Piracicaba e agentes da Defesa Civil do Estado e dos municípios de Piracicaba, São Pedro, Campinas e Santa Bárbara d’Oeste (SP) estão sendo mobilizados para reforçar as equipes de operação. A logística de transporte dos peixes para caminhões e o manejo adequado visam minimizar a contaminação ambiental.

A Defesa Civil do Governo de SP está fornecendo recursos adicionais, incluindo uma equipe de drones para auxiliar na coordenação das operações.

O Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo realizou diversos sobrevoos no Rio Piracicaba para mapear e georreferenciar os pontos de maior concentração de cardumes mortos.

A operação ainda conta com o apoio da Cetesb e da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba, em primeira mão, todas as notícias exclusivas. Clique neste link e siga o nosso canal.

Radium Seguros
No Hashi
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Patrícia di Sanctis
Jornalista pós-graduada em Literatura e Outras Linguagens Artísticas pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) Atua no site Policial Padrão desde 2016