Na manhã desta quarta-feira (23), o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) realizou uma operação para combater organização criminosa voltada a roubos, furtos e receptação de objetos subtraídos de residências, em Paraisópolis e adjacências, na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP).
A ação foi coordenada por policiais da 4ª Delegacia da Disccpat (Investigações sobre Roubo a Condomínio) e contou com apoio de equipes da Divisão de Investigações sobre Crimes Contra o Patrimônio, além de unidades do Departamento de Operações Especiais Estratégicas (Dope), como Garra, GER, SAT (Aerotático) e Divisão Antissequestro. Foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão em imóveis ligados a membros da quadrilha, composta por roubadores e receptadores.
Em um comércio de joias na rua Manoel Borba, os policiais apreenderam 18 pedras semipreciosas, 21 colares e gargantilhas, dois relógios de pulso, cinco bolsas de grife, 21 anéis, 13 brincos, seis pulseiras e 11 pingentes. Já na rua Rodolf Lotze, em uma residência ligada a um dos investigados, a equipe encontrou cinco quadros de arte, cinco relógios, cinco bolsas de grife, dois rádios transmissores, 24 anéis, 18 colares, 10 brincos, 18 pulseiras e 10 pingentes.
Na rua do Céu, além de dois relógios, um óculos de sol e R$ 13.800 em espécie, um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo após ser encontrado com um revólver calibre 38. No imóvel em Santo Amaro, relacionado a um receptador, foram localizados 22 relógios de grife. Próximo dali, em outra casa, foram apreendidos mais 12 relógios, um par de brincos e seis bolsas de grife.
No Jardim São Luís, também na Zona Sul, a polícia encontrou 38 relógios, quatro bolsas de grife, R$ 6.600 em dinheiro e um veículo Mercedes-Benz C200. Em outra localização nas proximidades, foi apreendida uma réplica de fuzil.
As equipes ainda localizaram duas motocicletas de alta cilindrada, uma BMW 850 e uma Triumph Tiger 800, escondidas nos fundos de um estacionamento na rua Manoel Antônio Pinto, próximo à residência de um dos principais integrantes da quadrilha. No local, também foram recolhidos blocos de anotações, quatro gargantilhas, três broches, três anéis, três pingentes e seis brincos.
Em outros imóveis da região de Paraisópolis, foram apreendidos mais relógios, brincos, pingentes, pulseiras e colares, reforçando a ofensiva do Deic contra o crime organizado.