DIG de Americana flagra descarte ilegal de resíduos no Rio Piracicaba

DIG de Americana flagra descarte ilegal de resíduos no Rio Piracicaba (Foto: Polícia Civil)DIG de Americana flagra descarte ilegal de resíduos no Rio Piracicaba (Foto: Polícia Civil)

A Polícia Civil de Americana (SP) autuou em flagrante, na manhã de quinta-feira (24), uma empresa do setor ambiental por crime de poluição no bairro Loteamento 9 de Julho. A ação ocorreu após denúncia anônima sobre o descarte irregular de resíduos no Rio Piracicaba, constatado durante fiscalização da Delegacia de Investigações Gerais (DIG).

Durante a operação, os policiais civis encontraram um funcionário da empresa VF Soluções Ambientais Ltda. despejando dejetos sanitários diretamente na rede pública de águas pluviais, o que configura infração ao artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). O trabalhador afirmou que agia sob ordens do proprietário, que foi detido e levado à delegacia.

A equipe da CETESB acompanhou a fiscalização e lavrou um auto de inspeção confirmando diversas irregularidades ambientais, incluindo o armazenamento incorreto de dois contêineres (IBC’s) com lodo, expostos sem qualquer impermeabilização. Um caminhão da empresa também apresentava vazamentos de efluente sanitário, e 33 dos 160 banheiros químicos da frota estavam dispostos em via pública.

A Polícia Científica foi acionada e elaborou laudo pericial comprovando a poluição no entorno. O proprietário da empresa foi autuado em flagrante e pagou a fiança fixada em dez salários mínimos. O funcionário foi ouvido e liberado.

Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba as notícias do nosso site em primeira mão!

Radium Seguros
No Hashi
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Caio Lausi
Jornalista, tecnólogo em Segurança Pública e editor responsável pelo extinto "Portal Armas de Fogo", site especializado em armas de fogo, balística e treinamentos.