A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (6) a Operação Nexum em Piracicaba (SP), resultante de uma investigação conduzida desde o início de 2025 pela 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC). A ofensiva teve como alvo um grupo criminoso atuante no tráfico de drogas em diversos pontos da cidade.
A ação contou com 32 policiais civis e 12 viaturas, e cumpriu dois mandados de prisão temporária, sendo que um dos alvos também foi preso em flagrante por crime previsto no Estatuto do Desarmamento. Dois adolescentes foram apreendidos por ato infracional análogo ao tráfico de drogas. Outros investigados foram conduzidos para indiciamento por associação para o tráfico.
A investigação teve início após a prisão de dois integrantes no começo do ano. A partir dessas prisões, os policiais identificaram outros membros do grupo, incluindo fornecedores, traficantes e olheiros virtuais — estes últimos monitoravam a movimentação policial e repassavam informações para o grupo por meio digital.
As diligências resultaram na apreensão de R$ 7.040 em dinheiro, além de duas porções de maconha, seis de cocaína e 53 de crack. Os maiores de idade foram encaminhados à Delegacia Participativa de Piracicaba e permanecem à disposição da Justiça. Os adolescentes foram conduzidos à Fundação Casa.
Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba as notícias do nosso site em primeira mão!