Nesta segunda-feira (12), foi inaugurado em Campinas (SP) o Centro de Inteligência Metropolitano (CIM), que integrará as Guardas Municipais de 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) em um esforço conjunto de combate à criminalidade. A sede do CIM está instalada no Centro Integram de Comando e Controle (CICC), no bairro Vila Nova São José.
O novo sistema permitirá o compartilhamento em tempo real de informações entre as agências de segurança municipal, viabilizando operações coordenadas e uma atuação mais rápida diante de crimes e emergências. Um dos focos iniciais será o combate ao furto de cabos de cobre, crime recorrente na região. Também está previsto o uso intensivo de tecnologia de monitoramento por câmeras e ferramentas de análise de dados.
De acordo com o secretário de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi, o CIM permitirá que todas as equipes atuem em um mesmo ambiente, de forma interligada. “Essa troca de informação em tempo real permite produzir conhecimento sobre as ações delituosas e encaminhar às autoridades policiais com rapidez. Isso vai inibir, sem dúvida, as ações criminosas”, afirmou.
Com a inauguração do CIM, os municípios participantes passam a ter uma visão integrada da segurança pública, potencializando a prevenção e a resposta a ocorrências. A iniciativa também contará com um investimento de R$ 1,2 milhão para aquisição de equipamentos e sistemas de inteligência.
As cidades que passam a integrar o CIM são: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba as notícias do nosso site em primeira mão!