Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagra Operação Contenção contra facção criminosa no RJ, SP e outros estados

Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagra Operação Contenção contra facção criminosa no RJ, SP e outros estados (Foto: PCERJ)Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagra Operação Contenção contra facção criminosa no RJ, SP e outros estados (Foto: PCERJ)

A Polícia Civil do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério Público, deflagrou nesta terça-feira (13) a Operação Contenção, com foco no combate ao fornecimento de armas e drogas ilícitas para a facção Comando Vermelho. A ofensiva ocorre simultaneamente em municípios do Rio de Janeiro (RJ) e em outros três estados, com ordens judiciais sendo cumpridas em São Paulo, Mato Grosso e Rondônia. A investigação aponta que o arsenal seria utilizado na expansão territorial da facção, especialmente na Zona Oeste da capital fluminense.

Coordenada pela 60ª DP (Campos Elíseos) do RJ, com o apoio do GAECO do Ministério Público, a ação cumpre 22 mandados de prisão e 39 de busca e apreensão. Entre os alvos, está um morador da cidade de Americana (SP), preso com o apoio da 2ª Divisão de Investigações sobre Crimes Contra o Patrimônio (DIVECAR), da Polícia Civil de São Paulo.

Segundo a PCERJ, a facção operava um esquema interestadual com núcleos distribuídos por comunidades do Rio e com atuação em diversos estados. A estrutura criminosa contava com divisão de funções, logística própria e mecanismos de lavagem de dinheiro. A movimentação financeira sob análise chegou a R$ 5 milhões em menos de 30 dias, o que levou à representação pelo bloqueio de R$ 40 milhões em bens e valores de pessoas físicas e jurídicas ligadas à organização.

Além da repressão penal, a operação visa asfixiar financeiramente a facção, interrompendo a logística de fornecimento de armamentos e drogas. A ofensiva conta ainda com a colaboração da Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Exército Brasileiro e da Homeland Security Investigations, dos Estados Unidos.

Mais informações serão adicionadas assim que forem liberadas pelos órgãos envolvidos na Operação.

Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba as notícias do nosso site em primeira mão!

Radium Seguros
No Hashi
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Caio Lausi
Jornalista, tecnólogo em Segurança Pública e editor responsável pelo extinto "Portal Armas de Fogo", site especializado em armas de fogo, balística e treinamentos.