Polícia Civil e PM desarticulam tráfico no centro de SP e prendem 15,7 mil criminosos em dois anos

Imagens: SSP

Na manhã desta terça-feira (13), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou os resultados de uma série de ações integradas da Polícia Civil (PC) e da Polícia Militar (PM) no centro de São Paulo (SP), que nos últimos dois anos desarticularam a estrutura do tráfico de drogas, resultando na prisão de 15,7 mil criminosos e na apreensão de mais de 6,5 toneladas de drogas. As medidas contribuíram para uma redução significativa nos índices de criminalidade na região conhecida como cenas abertas de uso, como o entorno da rua dos Protestantes e da General Couto de Magalhães, no bairro Santa Ifigênia.

Imagens/ Informações: SSP

Com a intensificação do combate ao crime organizado, o fluxo — como era conhecido o aglomerado de usuários e traficantes de drogas — passou a perder força. De acordo com dados da SSP, entre 2023 e 2024, os roubos na região caíram 43,9%, com 4,4 mil ocorrências registradas. Os furtos caíram 28,8%, totalizando 11 mil casos.

Esses resultados foram alcançados por meio da repressão qualificada ao tráfico, que incluiu prisões de lideranças criminosas, fechamento de imóveis usados como ponto de venda e lavagem de dinheiro, reforço no policiamento e instalação de câmeras inteligentes do programa Muralha Paulista, que já ajudaram a capturar cerca de 4 mil foragidos da Justiça só na área do fluxo.

Entre as operações de destaque está a Operação Downtown, que resultou no fechamento de hotéis e pensões usados pela facção criminosa para armazenamento, uso e venda de drogas. Foram apreendidos mais de R$ 200 milhões em bens relacionados ao crime.

Além disso, em maio de 2024, a Polícia Civil prendeu em Rubineia (SP) um traficante que transportava 450 quilos de cocaína com destino à capital. Em outra ação, dois integrantes da facção foram detidos em novembro de 2023, no Bom Retiro, com 280 quilos do mesmo entorpecente.

O policiamento também foi reforçado com a entrega da sede da Força Tática do 7º BPM/M e da 3ª Companhia da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) do 7º Baep. Ao todo, 400 policiais passaram a atuar especificamente na área central.

Além da repressão ao tráfico, as forças de segurança também passaram a qualificar a atuação no atendimento a dependentes químicos, diferenciando-os dos criminosos. Os usuários são encaminhados ao HUB de Cuidados em Crack e Outras Drogas, onde já foram realizados mais de 45 mil atendimentos desde 2023.

Segundo a SSP, os resultados refletem a integração entre policiamento ostensivo, investigações da Polícia Civil e ações de inteligência e monitoramento, aliados a políticas públicas de saúde e assistência social. A meta do governo é manter a queda da criminalidade e consolidar a recuperação da região central da capital paulista.

Radium Seguros
No Hashi
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Lucas Pereira
CEO do Policial Padrão, graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (UNISAL 2010-2014), Superior em Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública (PMESP 2014-2015).