Polícia Federal abre concurso com 1.000 vagas para delegados, peritos, agentes, escrivães e papiloscopistas

PF deflagra operação para reprimir tráfico interestadual de drogas no interior de SP30 policiais cumprem os mandados (Foto: Polícia Federal)

Na manhã desta terça-feira (21), a Polícia Federal (PF) divulgou o edital de seu novo concurso público com a oferta de 1.000 vagas para cinco diferentes cargos na instituição. As oportunidades são para os cargos de delegado (120 vagas), perito criminal (69), agente (630), escrivão (160) e papiloscopista (21).

As inscrições estarão abertas no período de 26 de maio a 13 de junho de 2025, exclusivamente pelo site da banca organizadora, o Cebraspe (https://www.cebraspe.org.br/). O edital completo já está disponível na plataforma para consulta.

As taxas de inscrição variam conforme o cargo pretendido: R$ 250,00 para as funções de delegado e perito criminal federal, e R$ 180,00 para escrivão, agente e papiloscopista. Candidatos que se enquadrarem nos critérios para isenção poderão solicitar o benefício entre os dias 26 de maio e 2 de junho de 2025.

A aplicação das provas objetivas e discursivas está prevista para o dia 27 de julho de 2025, com etapas posteriores de avaliação física, exames médicos, investigação social e curso de formação, conforme as exigências de cada cargo.

O concurso promete atrair milhares de candidatos de todo o país, especialmente pelos salários atrativos e estabilidade da carreira policial federal. A seleção é uma das mais aguardadas da área de segurança pública no ano.

Radium Seguros
No Hashi
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Lucas Pereira
CEO do Policial Padrão, graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (UNISAL 2010-2014), Superior em Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública (PMESP 2014-2015).