Idoso perde mais de R$3,6 mil reais em golpe do falso “motoboy”
Um idoso perdeu mais de R$3,6 mil reais no golpe do falso motoboy de banco, na tarde desta terça-feira(04) no bairro Cidade Nova, em Santa Bárbara D’Oeste.
Segundo informações do boletim de ocorrência, o idoso recebeu uma ligação de uma suposta central de cartões, informando sobre uma tentativa de utilização de cartões de débito da vítima.
Durante o contato telefônico, a vítima informou seus dados e senhas para uma suposta verificação de fraude, o idoso foi informado que um funcionário iria até a residência retirar os cartões com as senhas para uma perícia interna, e que dentro de 72 horas dariam respostas.
O suposto funcionário chegou ao local e recolheu cartões, senhas e uma carta de próprio punho do idoso como foi solicitado por telefone, mais tarde, a vítima começou a receber notificações em seu celular sobre compras efetuadas com os cartões totalizando o valor de R$ 3.648,75.
Ao entrar em contato com a Central de atendimento dos cartões, o idoso foi orientado a procurar uma delegacia de polícia, o registro da ocorrência foi feito no 2° Distrito Policial de Santa Bárbara D’Oeste, onde o caso será investigado, ninguém foi localizado e preso.
Golpe comum
Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Entre janeiro e fevereiro de 2021, por exemplo, o golpe da falsa central telefônica e do falso funcionário aumentaram cerca de 340%, enquanto os ataques de phishing — tipo de truque para enganar pessoas e coletar dados confidenciais — dobraram de um ano para o outro.
Para evitar esse tipo de golpe, a FEBRABAN alerta que “nenhum banco pede o cartão de volta ou envia qualquer pessoa ou portador para retirar o cartão na casa dos clientes”. Em casos de ligações suspeitas, desligue o telefone, ligue de outro aparelho para o banco e verifique se realmente houve alguma irregularidade.