Patrulha Maria da Penha de Vinhedo registra 13 atendimentos em abril

Patrulha Maria da Penha de Vinhedo registra 13 atendimentos em abrilSala Lilás foi inaugurada em agosto de 2023 (Foto: Prefeitura de Vinhedo)

A Patrulha Maria da Penha de Vinhedo (SP) registrou 13 atendimentos no mês de abril. Formada por guarda municipais capacitados e treinados em questões de violência doméstica, direitos das mulheres e técnicas de abordagem sensível, a equipe auxilia mulheres vítima de violência.

De acordo com informações da prefeitura, o grupamento Maria da Penha da GCM, vem atuando no município de forma a garantir a segurança e o amparo às mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo uma abordagem humanizada para combater esse grave problema social.

Somente no mês de abril foram registrados 13 acompanhamentos, mais que o dobro registrado no mesmo período no ano anterior de apenas 5 atendimentos.

Segundo o comandante da GCM, Claudemir Braz de Araujo, esses dados não demonstram o crescimento da violência, mas sim a ampliação dos atendimentos após a implantação da sala Lilás.

Além do patrulhamento preventivo a equipe esteve em visitas às residências das vítimas, verificando seu estado de segurança e oferecendo orientações sobre medidas de proteção e assistências disponíveis, demonstrando sua incansável atuação e comprometimento com a população Vinhedense, em especial as mulheres.

“Estamos buscando a proximidade com as vítimas, e isso nos permite ter respostas rápidas, e assim proporcionamos segurança para que essas mulheres possam denunciar seus agressores”, explica o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Osmir Aparecido Cruz.

Botão do Pânico

As mulheres assistidas pela equipe contam também com o auxílio do “botão do pânico”, que quando acionado alerta automaticamente a Guarda Civil Municipal de Vinhedo sobre possíveis agressões, gerando agilidade no atendimento.

A ação da Patrulha Maria da Penha vem se destacando e representa um importante avanço na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica em Vinhedo.

Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba, em primeira mão, todas as notícias exclusivas. Clique neste link e siga o nosso canal.

Radium Seguros
No Hashi
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Patrícia di Sanctis
Jornalista pós-graduada em Literatura e Outras Linguagens Artísticas pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) Atua no site Policial Padrão desde 2016