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Campinas registra queda nos óbitos urbanos no trânsito em dezembro, mas preocupação com rodovias persiste

Campinas registra queda nos óbitos urbanos no trânsito em dezembro, mas preocupação com rodovias persiste

Ações preventivas e de segurança viária contribuem para redução de mortes em vias urbanas, enquanto óbitos em rodovias aumentam.

Em dezembro, o município de Campinas apresentou uma queda de 4% nos óbitos registrados em vias urbanas em comparação ao mesmo período de 2022, com 73 vidas perdidas contra 76 do ano anterior, segundo dados preliminares do Boletim Mensal Informativo de Óbitos no Trânsito, elaborado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Este resultado também representa uma diminuição de 6% em relação a 2021, quando 78 pessoas morreram nas ruas da cidade.

No entanto, quando os óbitos em vias urbanas e rodovias são somados, os números tornam-se motivo de preocupação, registrando um aumento de 6% no total de mortes, de 151 em 2022 para 160 em 2023. Dentre esses, 82 foram em rodovias, com cinco casos em que o local do acidente não pôde ser identificado. Diversos usuários do trânsito foram afetados, incluindo pedestres, motociclistas, ciclistas e ocupantes de outros veículos.

Vinicius Riverete, presidente da Emdec, destacou o impacto positivo das ações preventivas e de segurança nas vias urbanas, mas expressou preocupação com o aumento de mortes em rodovias. Ele ressaltou a importância das parcerias com concessionárias rodoviárias na promoção de ações conjuntas de conscientização.

A análise detalhada dos óbitos por tipo de usuário revela uma queda de 7% nas mortes de pedestres e uma estabilidade nos óbitos de motociclistas, com 35 casos em ambos os anos. O número de ciclistas mortos caiu 20%, de cinco em 2022 para quatro em 2023, enquanto os óbitos entre ocupantes de outros veículos se mantiveram estáveis, com oito em cada ano.

O aumento dos óbitos em rodovias segue uma tendência de crescimento observada desde 2018, com o número de mortes evoluindo ano a ano. A Emdec e outras instituições, como a Secretaria de Transportes (Setransp) e o SAMU, além das concessionárias rodoviárias, colaboram no Comitê Intersetorial de Análise de Óbitos Programa Vida no Trânsito para analisar e implementar medidas preventivas.

Fatores de risco como o excesso de velocidade e o consumo de álcool foram identificados como principais causas nos 40 óbitos analisados pelo comitê, representando 29% e 23% dos casos, respectivamente.

Durante 2023, a Emdec realizou quase 500 ações educativas e 129 blitze de fiscalização, impactando 110 mil pessoas e resultando em 3,7 mil autuações. Medidas de engenharia de tráfego e sinalização foram aplicadas em pontos críticos, incluindo a avenida John Boyd Dunlop, com o objetivo de reduzir acidentes e melhorar a segurança para pedestres e outros usuários da via.

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