Novo golpe WhatsApp 2020, clonagem | - Policial Padrão
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Novo golpe WhatsApp 2020, clonagem

A tecnologia, assim como tudo em nossa volta, vai se modernizando conforme a sociedade necessita, porém, infelizmente não são só as coisas boas que mudam conforme precisamos, o crime também se renova.

Em 2020 vimos através do site Policial Padrão diversos registros de golpes aplicados por criminosos utilizando a ferramenta WhatsApp, algumas vezes sem excito, outras com grandes prejuízos, não somente para o dono do canal de comunicação, mas também para suas listas de contatos (amigos e familiares).

O que acontece nestes casos é que os bandidos, através de vários deslizes de segurança dos usuários das redes sociais, conseguem dados pessoais das vítimas, como, CPF, RG, endereço e numero de telefone. Na maioria das vezes, você que foi vitima deste golpe deixou publico esses dados, seja em um anuncio da OLX ou qual quer outro site de anúncios públicos, como na venda de algum item.

Então, com essas informações, eles entram em contato com você por diversos motivos inventados, como a de verificação para ativar seu anúncio por exemplo, e o convence a digitar um código que vai aparecer no seu aparelho celular.

Esse código, nada mais é que o código de verificação para seu aplicativo WhatsApp, que ao digitá-lo, da total acesso ao ladrão para enviar mensagens se passando por você. Desta forma, começam a pedir dinheiro emprestado a amigos e parentes, mostrando uma necessidade urgente para o pagamento.

DICAS DE COMO NÃO CAIR EM GOLPES VIA WHATSAPP:

  1. Nunca entre em links que não tem certeza ou confiança para entrar. Verifique sempre nos links se existe https no inicio, isso quer dizer que o domínio (endereço electrónico) foi verificado por um servidor e é seguro contra transmissões de dados ilegais.
  2. Nunca forneça dados pessoas, senhas e códigos para ninguém.
  3. Coloque as configurações em duas etapas, disponível pelo próprio aplicativo. Assim, se alguém conseguir ter acesso ao seu WhatsApp, terá que saber este código de confirmação, para ter continuidade ao acesso. Entre em Ajustes/Configurações > Conta > Confirmação em Duas Etapas.
  4. Todos nós sabemos que o WhatsApp é um mensageiro de cripitografia de ponta a ponta, ou seja, somente quem envia e quem recebe pode ler a mensagem, sendo que nem mesmo o próprio aplicativo tem acesso. Porém, muitas vezes se pode criar um receptor falso para descodificar a mensagem, gravar e codificar novamente, para enviar ao receptor original. Então, para não correr esse risco, configure o “Mostrar notificações de segurança” em Ajuste/Configurações > Conta > Segurança e selecione para ativar as notificações. Desta forma toda vez que o código de segurança de seu contato mudar, o próprio WhatsApp vai avisar, podendo você fazer a verificação deste código novamente com os celulares juntos, abrindo o perfil do seu amigo em “Criptografia” e fazer a verificação, para ver se realmente está somente entre vocês a conversa.

  5. E a ultima e mais pratica, que muitas das vezes nós mesmos deixamos ativado, é o WhatsApp Web. Não é possível enviar ou receber mensagens caso o aparelho não esteja por perto, porém as conversas anteriores ficam abertas. Então, basta fazer a verificação, do seu próprio celular, indo para Ajustes/Configurações > WhatsApp Web/Computador. Caso abra e tenha algum acesso fora do seu aparelho ele irá te mostrar, e terá a opção de desativar clicando em “Sair de todos os computadores”, caso contrario aparecerá a aba para escanear o código e abrir no Web.

Bom, aqui passamos as etapas até onde você não foi clonado. Mas e se você já foi clonado, o que fazer?

  1. Caso você seja clonado ou alguém invada sua conta de WhatsApp, você receberá uma mensagem falando da sua desativação, dizendo que seu celular não foi mais verificado devido ao acesso em outro aparelho. Peça para fazer a verificação novamente e entre em contato com a equipe de suporte do aplicativo, informando o problema e ative todas as seguranças acima citadas.
  2. Caso tenham conseguido aplicar algum golpe através de boleto, ou outros links para pegar dados de seus contatos ou dinheiro, faça um boletim de ocorrência, que pode ser feito tanto pela internet, quanto pela delegacia de Policia Civil mais próxima da sua casa. Muito provável que todos os dados passados de boletos serão de pessoas laranjas, porém com essas informações a Policia Civil e Federal conseguem traçar uma linha de investigação, podendo chegar aos responsáveis pelo crime. Como aconteceu, veja aqui

Esperamos ter ajudado, qualquer duvida estamos a disposição nos endereços de contato.

outras notícias

Lista digital do Policial Padrão

Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais

Show More
Desfazer filtros

© Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.