Apoio do Governo de SP a desabrigados no RS após chuvas extremas é ampliado | Estado de São Paulo - Policial Padrão
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Apoio do Governo de SP a desabrigados no RS após chuvas extremas é ampliado

Apoio do Governo de SP a desabrigados no RS após chuvas extremas é ampliado

Volume de chuvas deve continuar elevado até sexta-feira (3)

O Governo de São Paulo reforçou, no início da tarde desta quarta-feira (1º), o apoio das forças estaduais de segurança à população afetada por chuvas extremas e enchentes no Rio Grande do Sul com o helicóptero Águia.  

Uma equipe de salvamento aéreo da Polícia Militar a bordo do helicóptero Águia 12 foi enviada ao estado gaúcho para auxiliar as equipes gaúchas para operações de localização e resgate de vítimas de inundações.

A equipe é formada por seis tripulantes especializados em resgate aéreo. O helicóptero Águia 12 deve chegar ainda nesta tarde ao município de Lajeado, localizado próximo ao Rio Taquari. Mais cedo, uma equipe da Defesa Civil de São Paulo foi enviada à cidade gaúcha para auxílio às vítimas e apoio técnico às autoridades gaúchas.

A aeronave da PM paulista é equipada com guincho elétrico, maca de montanha e mantas térmicas para atendimento a possíveis vítimas com hipotermia em decorrência das inundações, além de outros acessórios para salvamento. Após a chegada a Lajeado, o grupo paulista vai avaliar a necessidade de reforço no apoio com mais um helicóptero Águia.

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo também mantém um avião King Air em condições de apoiar o transporte de equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado e cães farejadores até o sul do país, além de mais materiais para ações de salvamento e ajuda humanitária.

Defesa Civil

Na manhã desta quarta, uma equipe da Defesa Civil do de São Paulo foi enviada ao Rio Grande do Sul. Um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) também integra o grupo.

Desde terça-feira (30), municípios gaúchos enfrentam enchentes provocadas por chuvas extremas, com acumulados que superam 300 mm em um período de 24 horas. Há dez mortes confirmadas, 21 desaparecidos e cerca de 2 mil desabrigados e desalojados, de acordo com o Governo do Rio Grande do Sul.

Previsão é que o volume de chuvas continue elevado sexta-feira (Foto: Divulgação)

Os agentes da Defesa Civil vão auxiliar as autoridades gaúchas na gestão da crise. Os profissionais são especializados na avaliação de cenários de desastres naturais e vão apoiar a coordenação de abrigos emergências, logística humanitária, e geoprocessamento de dados relacionados ao clima.

O Governo de São Paulo reforça o compromisso de colaboração e suporte mútuo entre os estados. A gestão estadual também está à disposição para ampliar o apoio técnico e humanitário à população do Rio Grande do Sul em caso de agravamento das chuvas extremas nos próximos dias.

Mortos e desaparecidos

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul já deixaram dez mortos e 21 pessoas desaparecidas. De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil do estado, na manhã desta quarta-feira, 104 municípios foram afetados, 1.431 pessoas estão desalojadas e 1.145 foram levadas para abrigos.

Apoio-do-Governo-de-SP-a-desabrigados-no-RS-e-ampliado-com-helicoptero-Aguia-2
Temporal deixou mortos e desaparecidos (Foto: © REUTERS/Diego Vara)

A prioridade do governo local é no resgate de famílias ilhadas. Na terça (30), o governador Eduardo Leite conversou, por telefone, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que garantiu apoio federal nas ações.

“Começamos o dia com a triste notícia de que já são 8 mortes causadas pelo temporal desta semana no estado. Seguimos trabalhando intensamente para localizar os desaparecidos e garantir a segurança das comunidades em áreas de risco. Infelizmente, ainda há previsão de mais chuva”, escreveu Eduardo Leite, hoje, em publicação nas redes sociais.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que foi acionada e disponibilizou dois helicópteros para o resgate dos atingidos pela enchente na região de Santa Maria. Em uma das ações, a FAB resgatou uma família que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento.

Previsão

Os temporais castigam o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) e a previsão da Defesa Civil é que o volume de chuvas continue elevado até a próxima sexta-feira (3). Estradas foram bloqueadas, escolas foram danificadas e suspenderam aulas e há municípios com problemas no abastecimento de água, energia elétrica e telefonia.

O estado vem sofrendo com ciclos cada vez mais recorrentes de intempéries climáticas. No segundo semestre do ano passado, enchentes provocadas por fortes chuvas fizeram transbordar o Rio Taquari, em uma das piores cheias em décadas, e deixaram um rastro de destruição, perdas materiais e cerca de 50 mortes.

Os vales do Caí e Taquari já enfrentam uma situação severa, com risco de alagamentos no mesmo nível dos ocorridos em novembro do ano passado, quando o estado enfrentou uma das maiores enchentes da história”, informou o governo do RS.

Todos os rios monitorados pelas autoridades do estado estão com níveis acima dos limites de alerta. Nos próximos dias, a preocupação se estenderá aos municípios da região metropolitana de Porto Alegre, incluindo os rios Jacuí, Guaíba e Sinos, que também podem transbordar.

Com informações da Agência Brasil
Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba, em primeira mão, todas as notícias exclusivas. Clique neste link e siga o nosso canal.

outras notícias

Lista digital do Policial Padrão

Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais

Show More
Desfazer filtros

© Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.