Interior de SP tem a menor quantidade de roubos em cinco meses desde 2001 | - Policial Padrão
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Interior de SP tem a menor quantidade de roubos em cinco meses desde 2001

Interior de SP tem a menor quantidade de roubos em cinco meses desde 2001

Casos de furtos, roubos de veículos e estupros também recuaram em maio

O interior de São Paulo teve o menor número de roubos em geral da história nos cinco primeiros meses do ano. Entre janeiro e maio, foram registradas 15.747 ocorrências — a quantidade mais baixa desde 2001, quando começou a série histórica. No comparativo com 2023, a redução chegou a 16,1%.

Segundo o levantamento da Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no primeiro ano da medição, houve quase 27 mil ocorrências de roubo em todo o interior paulista.

O ano com maior registro de ocorrências dessa natureza foi em 2014: mais de 38 mil boletins de ocorrências.

Interior de SP tem a menor quantidade de roubos em cinco meses desde 2001
Gráfico da SSP (Divulgação)

Em maio deste ano, os roubos, que incluem de carga e a banco, fecharam com uma queda de 19,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 3.020 ocorrências, ante 3.772 em 2023.

Roubos de veículos recuaram 24%

Ainda conforme a SSP, a Polícia Civil registrou 622 boletins de ocorrência de roubos de veículos em maio. A quantidade representa uma queda de 24,9%, quando comparado ao mesmo mês do ano passado (828 casos).

Os furtos também recuaram. Foram 18.581 registros em maio no interior do Estado — uma queda de 11,6% na comparação com igual período de 2023, quando houve mais de 21 mil delitos. No acumulado de cinco meses, o interior teve uma diminuição de 5,7% nos furtos, com 5.744 crimes evitados.

A atuação estratégica das forças policiais também contribuiu na queda de furtos de veículos. No mês passado, aconteceram 2.310 delitos, contra 2.543 um ano antes, ou seja, uma redução de 9,2%.

Estupros caem no interior de SP

O governo paulista continua empenhado em incentivar as denúncias de crimes sexuais para reduzir os casos de subnotificação. Em maio, a Polícia Civil recebeu 746 queixas de estupros, uma queda de 5,4% na comparação com o ano passado. No acumulado de cinco meses, foram 3.497 crimes denunciados, um recuo de 3,9% na comparação anual.

O mês anterior terminou com o registro de 11 feminicídios, o que representa três casos a menos na comparação com maio de 2023.

De janeiro a maio deste ano, a polícia contabilizou 679 homicídios dolosos no interior paulista, um recuo de 3,4% na comparação com os cinco primeiros meses do ano passado. Em maio, foram 127 registros, quatro crimes a mais que no mesmo período de 2023. No mês, foram 11 latrocínios — roubo seguido de morte.

Em cinco meses, polícias apreendem 44 toneladas de drogas

As apreensões de drogas no interior de São Paulo representaram 65% do total de entorpecentes retirados das ruas em todo o Estado neste ano.

De janeiro a maio, as polícias apreenderam 44 toneladas de drogas, sendo a maior parte maconha (34 toneladas); cocaína (5,7 toneladas). Só no mês de maio, foram 10,5 toneladas recolhidas pelas forças policiais no interior paulista.

Ainda conforme o balanço da SSP, nos cinco meses do ano, mais de 3,5 mil armas de fogo ilegais foram apreendidas nas cidades do interior e 8,4 mil carros recuperados.

A atuação das polícias ainda possibilitou a prisão ou apreensão de 11.219 infratores em maio, sendo que quase 5 mil foram por cumprimento de mandado de prisão.

Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba, em primeira mão, todas as notícias exclusivas. Clique neste link e siga o nosso canal.

outras notícias

Lista digital do Policial Padrão

Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais

Show More
Desfazer filtros

© Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.