Lula assume a presidência da República pela 3ª vez | - Policial Padrão
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Lula assume a presidência da República pela 3ª vez

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência da República pela 3ª vez na tarde deste domingo (1º). A cerimônia de posse de Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin aconteceu no Congresso Nacional e contou com a presença de parlamentares e convidados.

Carro e seguranças Lula desfila em carro aberto, em Brasília, neste domingo (1º) — (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

No discurso após assinar o termo de posse no Plenário da Câmara dos Deputados, o novo presidente prometeu união e respeito à lei. Disse que a atitude do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos demais órgãos do Poder Judiciário foi fundamental para “fazer a verdade das urnas” e que sua eleição resultou de uma frente ampla para evitar a volta do autoritarismo.  

O presidente prometeu não praticar revanchismo contra “os que tentaram subjugar a Nação a seus desígnios e interesses ideológicos”. Ele declarou que quem tenha desrespeitado a lei responderá pelos erros na Justiça, com direito amplo de defesa e respeito ao devido processo legal.

Entrega da faixa

Logo depois, o presidente subiu a rampa do Palácio do Planalto acompanhado de Alckmin, da esposa e primeira-dama Janja e da segunda-dama Lu Alckmin. De forma inédita, ele recebeu a faixa das mãos de oito representantes do povo brasileiro.

Foram eles Francisco, uma criança de 10 anos, Aline Sousa, uma catadora, Raoni Metuktire, líder indígena, Weslley Rocha, metalúrgico do ABC Paulista, Murilo de Jesus, professor de português, Jucimara dos Santos, cozinheira, Ivan Baron, influenciador digital e Flávio Pereira, artesão.

O grupo representou cidadãos que simbolizam a riqueza e a diversidade do povo brasileiro formado por homens, mulheres, brancos e negros.

A cadela vira-lata Resistência também subiu a rampa. Ela morava no acampamento de militantes do Partidos dos Trabalhadores em frente à Polícia Federal, em Curitiba, e foi adotada por Janja em 2018.

Ao se dirigir aos apoiadores que o aguardavam na Praça dos Três Poderes, o presidente iniciou o discurso agradecendo os eleitores que combateram a “violência política” durante na campanha eleitoral e disse que vai governar para todos os brasileiros.

“Vou governar para os 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para quem votou em mim. Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e não pelo retrovisor de um passado”, afirmou.

Com informações da Agência Brasil

outras notícias

Lista digital do Policial Padrão

Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais

Show More
Desfazer filtros

© Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.