Vigilância de Nova Odessa alerta para falsas fiscalizações de estabelecimento | - Policial Padrão
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vigilância de Nova Odessa alerta para falsas fiscalizações de estabelecimento

Vigilância de Nova Odessa alerta para falsas fiscalizações de estabelecimento

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Nova Odessa recebeu denúncias de mensagens de WhatsApp que estão sendo enviadas a estabelecimentos comerciais do município por pessoas que estariam supostamente se passando por profissionais do Ministério da Saúde com o objetivo de “agendar uma visita para confirmar casos de Covid-19 no local”. A suposta visitação não procede, e a mensagem poderia se tratar de uma tentativa de golpe.

A equipe do setor esclarece que “a Vigilância Sanitária não agenda visitas ou vistorias por telefone ou WhatsApp e qualquer dúvida pode ser esclarecida diretamente na unidade”. A Vigilância Sanitária de Nova Odessa fica na Rua Independência, nº 581, no Centro, e funciona nos dias úteis, das 7h30 às 15h30. Os contatos também podem ser feitos pelo telefone (19) 3466-1905 ou pelo e-mail visa@novaodessa.sp.gov.br.

É o segundo alerta do tipo emitido neste ano pela Vigilância Sanitária de Nova Odessa. Em abril, o órgão municipal já havia denunciado um possível golpe via telefone celular que estaria sendo aplicado na cidade em nome do órgão. Trata-se do falso agendamento de fiscalização. A Vigilância Sanitária ressalta que não faz ligações para empresas agendando visitas.

“Estão usando o nome da Vigilância Sanitária e ligando para os estabelecimentos, dizendo que estão ‘agendando visitas’. Em seguida, falam que o Google vai enviar um código e pedem para a pessoa falar o número do mesmo. É um golpe. Informamos que a Vigilância Sanitária não liga agendando fiscalização”, resumiu na época a coordenadora do órgão municipal, Méria Brito de Jesus.

O funcionamento é muito parecido a diversos outros golpes que visam “sequestrar” o número de celular e WhatsApp da vítima, como o golpe da falsa pesquisa sobre medidas de prevenção ao coronavírus, detectado em Americana, e o da “falsa vacinação”, cujo alerta foi dado recentemente pela Fundação Procon de São Paulo.

A orientação é que, ao receber este tipo de ligação (e antes de informar qualquer código recebido por mensagem), o cidadão ou empresário anote o número do telefone, o nome de quem está falando e informe que vai confirmar a veracidade da informação junto à Vigilância Sanitária do município.

outras notícias

Lista digital do Policial Padrão

Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais

Show More
Desfazer filtros

© Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.