Nascidos em maio podem sacar 1ª parcela do auxílio

Nascidos em maio já podem sacar primeira parcela de auxílio emergencial a partir desta sexta-feira (10). Estimasse que cerca de 400 mil beneficiários estão entre esses contemplados no terceiro lote do benefício.

Nascidos em maio já podem sacar o benefício
Saque e transferência foram liberadas (Imagem Ilustrativa)

Com o intuito de reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, o auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado em abril.

Publicidade:

Em suma, a liberação do saque e a transferência para outros bancos estão sendo feitas de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários. Os recursos são transferidos automaticamente para as contas indicadas.

No total, o saque será liberado para cerca de 4,8 milhões de pessoas.

Antecipação de saques

Nessa sexta, governo federal divulgou um novo calendário de saque da primeira parcela do Auxílio Emergencial para o 3º lote de beneficiários. Esse grupo foi inscrito no aplicativo e site entre 1º e 26 de maio.

Em resumo, serão antecipados os saques e transferências para os nascidos entre agosto e dezembro. Esse grupo, de 2 milhões de pessoas, terá acesso ao benefício a partir da próxima segunda-feira (13).

O novo calendário foi divulgado em portaria do “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (10). Ele revoga a portaria com o calendário anterior, anunciado em 15 de junho.

De acordo com o calendário inicial, na próxima segunda (13), somente os 400 mil inscritos no programa que nasceram em julho teriam direito ao saque.

Entretanto, o novo calendário garante o saque também para quem nasceu nos meses de agosto e setembro, que só teriam acesso ao benefício a partir de terça e quarta-feira, respectivamente. Ao todo, 1,2 milhão de pessoas poderão sacar no mesmo dia.

Além disso, os nascidos em outubro, novembro e dezembro, que receberiam os benefícios quinta (16), sexta-feira e sábado, respectivamente, poderão todos fazer os saques a partir de terça-feira (14).

Em vez dos 400 mil nascidos em agosto que poderiam fazer o saque a partir de terça, agora mais 800 mil beneficiários do terceiro lote terão acesso ao saque no mesmo dia.

Nascidos em maio tem saques liberados
Confira o novo calendário (Imagem: Reprodução G1)

Com informações da Agência Brasil e G1

Publicidade: