A Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) realizou nesta sexta-feira (05) uma operação denominada Externus na cidade de Rio Claro (SP). A força-tarefa participou da operação que resultou na prisão de um suspeito procurado por crimes cometidos em três estados.
Inicialmente a operação era focada na atuação de criminosos no tráfico de drogas. Mas durante as investigações, a polícia descobriu que um dos envolvidos tinha três mandados de prisão.
Além de estar foragido do sistema prisional do Estado de São Paulo, onde cumpria pena por tráfico de drogas, o criminoso tinha um mandado de prisão por roubo no Maranhão e outro por um homicídio cometido no Distrito Federal.
Para despistar as autoridades, o criminoso usava documentos falsos.
Após levantar todos os dados do procurado, a força-tarefa conseguiu uma ordem judicial de busca e apreensão e foi até a casa do investigado.
Na residência, os policiais encontraram uma pistola calibre .40 com a numeração raspada e munições.
O investigado estava na casa e se apresentou com um nome falso. Após confirmar a identidade do criminoso, a polícia efetuou a prisão.
Toda a ação contou com o apoio de policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Central de Polícia Judiciária (CPJ), Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Seccional e Polícia Técnico Científica.