Aeronave cai em aeroporto de Americana e pega fogo
Uma aeronave de pequeno porte com dois ocupantes caiu no Aeroporto Municipal de Americana (SP), nesta quinta-feira (26). O ultraleve ficou destruído. O piloto não se feriu. Já o tripulante sofreu queimaduras de 2º grau e foi socorrido.
O acidente aconteceu por volta das 9h da manhã. A aeronave saiu de Atibaia por volta das 8h30 e era ocupada pelo industriário e dono do equipamento Luiz Fávero de 69 anos e o amigo, também piloto de avião, de 63 anos e natural do Ceará. O acidente aconteceu no pouso, quando o equipamento estava a aproximadamente três metros de altura do solo da pista.
“Na hora do pouso, o pessoal que estava aqui, achou um pouco estranho porque a gente vinha voando normal, próximo ao chão há uns dois ou três metros. O pessoal falou que tínhamos tomado uma tesoura de vento porque ela (aeronave) mais ou menos se desestabilizou e entrou de bicou e acabou arrastando a gente. Saímos rapidamente da aeronave, mas como ela começou a tombar de ponta cabeça começou a vazar e não tinha como a gente vedar o combustível e aí veio a incendiar”, contou o piloto. “Na hora, a gente se afastou, pois é a regra geral na Aviação, quando acontece alguma coisa a gente sai fora da aeronave e a gente rapidamente saiu”, completou.
O ultraleve ficou completamente destruído. No momento do pouso, segundo o capitão do Bombeiros João Paulo Laso, ventava muito. Ele relatou que as equipes do Corpo de Bombeiro chegaram ao local com unidade auto-bomba e de trem – esta última para ocorrências mais graves – e imediatamente socorreram às vítimas, que já estavam fora da aeronave. “Iniciamos o combate de incêndio que foi rápido, pois a aeronave é de pequeno porte. A vítima que se feriu estava consciente, orientada e tinha queimaduras no braço. Consideramos como vítima leve e foi caminhada para o hospital. A outra vítima não quis atendimento”, contou o capitão.
O passageiro sofreu uma contusão na perna esquerda e queimaduras de segundo grau nas costas e no braço. A vítima foi levada para o Hospital Municipal Waldemar Tebaldi, em Americana. A pista do aeroporto foi interditada.
Técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também foram acionados. Um laudo deve apontar o que provocou a queda da aeronave.