Gama amplia número de câmeras na Muralha Digital
A Guarda Municipal de Americana (Gama) ampliou o número de câmeras utilizadas no videomonitoramento da cidade, a chamada Muralha Digital. O número subiu de 85 para 123 e os novos equipamentos já estão em funcionamento, reforçando o combate e a prevenção de crimes.
De acordo com a prefeitura, parte da ampliação foi feita por meio de locação. Nove câmeras possuem tecnologia Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), capazes de identificar letras e números das placas de veículos, e 20 câmeras são de monitoramento.
A instalação dos 29 equipamentos aconteceu entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023. Além disso, ao longo do segundo semestre de 2022, o município adquiriu e instalou outras nove câmeras de monitoramento.
Os equipamentos estão em vias públicas de grande movimento, praças, cemitérios, Terminal Rodoviário e outros espaços públicos.
De acordo com o comandante da corporação, Marco Aurélio da Silva, a ampliação do videomonitoramento da Muralha Digital será feita de maneira contínua na cidade ao longo dos próximos meses.
A ideia é cobrir todas as entradas e saídas da cidade com câmeras inteligentes, com a tecnologia OCR, até o final de 2024.
“Vamos continuar ampliando a presença das câmeras de monitoramento nos espaços públicos, sempre buscando novas tecnologias. Sem dúvidas, um ganho muito importante para a segurança pública de Americana”, afirmou o comandante.
Prefeito elogiou o trabalho
Na quarta-feira (25), o prefeito Chico Sardelli esteve na sede da Gama para verificar o andamento dos trabalhos após a ampliação. Ele estava acompanhado do vice-prefeito Odir Demarchi e do vereador Léo da Padaria.
O comandante apresentou a eles as imagens que são obtidas com os novos equipamentos. O prefeito e o vice elogiaram o trabalho desenvolvido.
“Fico muito contente em ver o trabalho do videomonitoramento avançar em nossa cidade. Essa é uma meta da nossa Administração: dar mais segurança a nossa população, monitorando as entradas e saídas da cidade para prevenir crimes e auxiliar na investigação quando eles ocorrerem”, afirmou o prefeito Chico Sardelli.
“As câmeras são importantes para elevar a sensação de segurança das pessoas e também para inibir a ação dos criminosos, que vão pensar duas vezes antes de cometer algum crime em Americana, porque sabem que estão sendo monitorados”, disse o vice-prefeito Odir Demarchi.
Fonte: Prefeitura de Americana