Polícia Federal combate comércio de celulares importados ilegalmente na região de Jales
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (29), a Operação Emirados, para combater o comércio de celulares importados ilegalmente na região de Jales (SP). Os agentes cumpriram três mandados de busca e apreensão nas cidades de Auriflama (SP) e Fernandópolis (SP).
De acordo com a polícia, o objetivo é apreender mercadorias de origem estrangeira sem documentação legal, principalmente celulares, além de outros elementos de prova.
Os policiais apreenderam nos locais várias mercadorias de origem estrangeira, principalmente celulares, que constituem possíveis objetos de crime de descaminho.
Em Fernandópolis, a Polícia Federal também apreendeu cigarros eletrônicos que a Justiça proibe a comercialização.
O crime é praticado por quem ilude, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria quando comercializa qualquer produto.
Por fim, a polícia encaminhou toda a apreensão para a Receita Federal para as providências na área fiscal. Os equipamentos eletrônicos vão passar por perícia federal para análise dos dados no interesse das investigações.
A pena máxima do crime de descaminho pode chegar a 4 anos de prisão, além do perdimento das mercadorias e das consequências na área fiscal.
Conforme divulgação da polícia, a Operação recebeu o nome de “Emirados” em alusão aos Emirados Árabes Unidos, país do Oriente Médio em que se situa Dubai, cidade a qual seria uma das supostas origens das mercadorias importadas.