DIG de São Carlos descobre galpão com 7 toneladas de cobre furtado

    Local era usado para triturar fios furtados de empresa telefônica em várias regiões do estado

    PORCaio Lausi

    21/02/2025 14:17
    Atualizado em 22/02/2025 02:26

    DIG de São Carlos descobre galpão com 7 toneladas de cobre furtado

    DIG de São Carlos descobre galpão com 7 toneladas de cobre furtado (Foto: Polícia Civil)

    DIG de São Carlos descobre galpão com 7 toneladas de cobre furtado (Foto: Polícia Civil)

    A Polícia Civil localizou, na quinta-feira (20), um galpão industrial utilizado para a produção ilegal de cobre triturado em uma área rural de São Carlos (SP). No local, os agentes encontraram cerca de 7 toneladas de fios de cobre furtados de uma empresa telefônica com atuação em diversas regiões do estado.

    A investigação, conduzida pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) do município, teve início após o registro de um aumento significativo nos furtos de cabos telefônicos de uma empresa privada que presta serviço de interesse público.

    Na manhã de quinta-feira, os policiais receberam a informação de uma movimentação suspeita de caminhões saindo da região do Parque São Paulo, conhecida por concentrar galpões industriais. Ao chegarem ao local, foram recebidos por dois funcionários, de 35 e 64 anos, que foram presos em flagrante.

    No interior do galpão, os investigadores localizaram um grande volume de cabos telefônicos com as extremidades cortadas de forma irregular e outros já sem a fiação interna. Os detidos utilizavam máquinas específicas para transformar os fios furtados em cobre mel, uma versão triturada do metal com alto valor comercial.


    Segundo a Polícia Civil, os furtos ocorreram em cidades da Baixada Santista, na Grande São Paulo, em Campinas e na Capital do Estado. No local, foram apreendidas três máquinas para triturar e decapar cabos, além das 7 toneladas de cobre furtado. O proprietário do galpão, de 50 anos, não estava presente durante a abordagem e está sendo investigado.

    Os dois homens presos responderão por crime de receptação, e as investigações seguem na DIG de São Carlos para localizar o responsável pelo imóvel e outros possíveis envolvidos no esquema.

    Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba, em primeira mão, as notícias do nosso site: clique neste link!

    Acompanhe o Policial Padrão:

    Guia comercial do Policial Padrão

    Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais
    cadastre sua empresa
    © Policial Padrão 2011-2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DMX Design