Helicóptero Águia 3 resgata casal perdido há 22 horas em trilha na mata de Cubatão (SP)

Na tarde da última sexta-feira (11), a equipe do helicóptero Águia da Polícia Militar realizou o resgate de um casal que estava perdido há 22 horas em uma área de mata na cidade de Cubatão, na região metropolitana da Baixada Santista. O salvamento foi feito utilizando a técnica McGuire, amplamente empregada em operações de busca e salvamento em terrenos de difícil acesso.
O casal havia iniciado uma trilha no dia anterior e, por volta das 18h, acabou se perdendo na região. O Corpo de Bombeiros foi acionado após as vítimas conseguirem fazer contato e informar sua situação. A mulher apresentava uma lesão na perna e o homem estava desidratado, em decorrência do esforço físico e do tempo prolongado na mata.
A equipe do Águia foi acionada para dar apoio à ocorrência e, ao sobrevoar a área, conseguiu localizar os dois. O sargento Marinho Filho e o cabo Junior dos Santos desceram por rapel e, com o uso da técnica McGuire, içaram as vítimas com segurança até a aeronave.
“As vítimas estavam desorientadas e em um local de difícil acesso. Nossa equipe tem ampla experiência em operações de salvamento terrestre, especialmente na Serra do Mar”, explicou o capitão Thiago Rodrigues, comandante da operação e integrante da base de aviação de Praia Grande há 11 anos.
Após o resgate, o casal foi levado ao 6º Grupamento de Bombeiros, onde recebeu os primeiros atendimentos.