PM e GAECO deflagram operação contra quadrilha que fraudou R$ 25 milhões de banco digital no interior de SP

Na manhã desta terça-feira (25), a Polícia Militar (PM) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público deflagraram a operação “Ostentação” para desmantelar uma quadrilha envolvida em fraudes bancárias que causaram um prejuízo de R$ 25 milhões a uma instituição financeira digital.
As equipes cumprem 18 mandados de busca e apreensão e um de prisão nas cidades de Monte Azul Paulista, Catanduva, Paraíso, Bebedouro, Pitangueiras e Barretos, todas no interior de São Paulo.
Segundo as investigações, o grupo criminoso realizou mais de 400 fraudes utilizando contas bancárias de terceiros, conhecidos como “laranjas”, para efetuar transações que desviaram a quantia milionária. Apesar das tentativas de disfarçar as movimentações, os envolvidos foram identificados durante o trabalho de inteligência conduzido pelo Ministério Público e pela Polícia Militar.
Além das fraudes, os investigados também têm envolvimento com o tráfico de drogas e devem responder por estelionato e formação de quadrilha.
Para garantir o cumprimento das ordens judiciais, policiais militares dos 9º e 11º Batalhões de Ações Especiais de Polícia (BAEP) atuam em apoio às equipes do GAECO. A operação segue em andamento e outras diligências continuam sendo realizadas para aprofundar as investigações.