Um idoso de 81 anos, diagnosticado com Alzheimer, foi encontrado pela Polícia Militar nesta quinta-feira (15), em uma área de mata fechada na zona rural de Barra Bonita (SP), após permanecer desaparecido por quatro dias.
O homem havia saído de casa na manhã de domingo (11) para ir ao banco e não conseguiu retornar, em razão do comprometimento cognitivo causado pela doença. A filha registrou o boletim de ocorrência no dia seguinte, o que mobilizou as forças de segurança do município.
A Delegacia de Polícia Civil de Barra Bonita ficou responsável pela análise de imagens de segurança de comércios e vias públicas, realizando um trabalho minucioso ao longo de dois dias, até identificar a possível direção seguida pelo idoso. As imagens indicaram uma trilha próxima a uma área de mata densa nas margens de um rio.
Com as informações levantadas, a equipe do 27º BPM/I solicitou o apoio da Base de Aviação da Polícia Militar (BavPM) de Bauru, que iniciou o sobrevoo da região.
De acordo com o comando da operação aérea, foi necessário ampliar o perímetro inicial das buscas. “Com as informações terrestres, decolamos para o local e conseguimos visualizá-lo após ampliar a área de busca”, explicou.
Após a localização aérea, as equipes terrestres foram orientadas e conseguiram chegar até o idoso, que apresentava escoriações e estava visivelmente debilitado, mas sem traumas graves. O idoso foi conduzido até a unidade de resgate.
O Sr. João foi encaminhado à Santa Casa de Barra Bonita, onde recebeu atendimento médico e reencontrou a família. “A sensação vai além do alívio, ficamos emocionados. O dever foi cumprido”, declarou o Capitão Antunes, policial militar que localizou o idoso.
A operação só foi possível graças ao trabalho conjunto entre as polícias Civil e Militar, que atuaram de forma integrada e ininterrupta desde o início da ocorrência.
Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba as notícias do nosso site em primeira mão!