Polícia Federal coordena prisão de foragido internacional na Bolívia
Na noite desta terça-feira (28), a Polícia Federal (PF), em cooperação com forças de segurança internacionais, coordenou a prisão de um cidadão romeno investigado pelo crime de homicídio ocorrido em 20 de janeiro em um condomínio de Balneário Camboriú (SC). O suspeito foi detido na Bolívia, próximo à fronteira com o Peru.
Segundo a Polícia Federal a operação contou com o apoio de autoridades do Paraguai, Argentina, Noruega, Bolívia, Peru e Estados Unidos. No Brasil, participaram das diligências a Polícia Federal, a Polícia Civil de Santa Catarina, a Polícia Militar de Santa Catarina, o CiberGAECO de Santa Catarina e a Polícia Civil do Paraná.
O foragido, que tinha um mandado de prisão expedido pela Vara de Garantias de Balneário Camboriú por tentativa de homicídio contra sua ex-companheira e pelo homicídio de um funcionário da família, foi localizado quando tentava cruzar a fronteira na região de Copacabana, na Bolívia. Ele portava um documento de identidade falso do Peru em nome de terceiro. Após ser conduzido à unidade policial boliviana, foi corretamente identificado e preso pelo uso de documento falso e para fins de extradição, conforme a difusão vermelha da Interpol.
A prisão foi formalmente comunicada pelos Escritórios Nacionais da Interpol da Bolívia e do Brasil, que seguem acompanhando o caso. O investigado permanecerá detido na Bolívia enquanto aguarda o trâmite do processo de extradição, que será conduzido pela Justiça catarinense.