• Brasil
    • /
    • CORONAVÍRUS: academias e salões são incluídos em atividades essenciais na pandemia

    CORONAVÍRUS: academias e salões são incluídos em atividades essenciais na pandemia

    PORPatrícia di Sanctis

    11/05/2020 23:45
    Atualizado em 27/05/2024 23:07

    CORONAVÍRUS: academias e salões são incluídos em atividades essenciais na pandemia

    Sport, fitness, healthy lifestyle and bodybuilding concept – close up of bottle with water and wet towel in gym background. Set of personal sport stuff lay on training bench in fitness gym

    Um decreto para incluir academias de ginástica, cabeleireiros, barbearias e salões de beleza como atividades essenciais durante a pandemia do novo coronavírus foi publicado nesta segunda-feira (11) em edição extra do Diário Oficial da União. Pelo dispositivo, essas atividades passam a ser consideradas essenciais, desde que obedecidas determinações sanitárias do Ministério da Saúde. 

    Ministro da Saúde afirmou que pasta não participou da decisão (Imagem Ilustrativa)

    “Saúde é vida. Academias, salões de beleza e cabeleireiro, higiene é vida. Essas três categorias juntas são mais de um milhão de empregos”, afirmou o presidente a jornalistas na portaria do Palácio do Alvorada. Na maior parte do país, essas atividades estão com restrição de funcionamento decretadas por governos estaduais e prefeituras.

    O decreto presidencial pode dar respaldo jurídico para a reabertura desses estabelecimentos, mas, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada em abril, estados e municípios podem adotar as medidas que acharem necessárias para combater o novo coronavírus, como isolamento social, fechamento do comércio e outras restrições, sem aval do governo federal.

    Nas últimas semanas, decretos ampliaram o rol de atividades consideradas essenciais durante a pandemia. A mais recente flexibilização foi para o setor da construção civil e segmentos de fornecimento de combustíveis.


    Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, o ministro da saúde, Nelson Teich, afirmou que a pasta não participou da decisão de incluir academias, salões de beleza e barbearias como atividades essenciais.

    Fonte: Agência Brasil

    Acompanhe o Policial Padrão:

    © Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DMX Design