Celular com alerta de bloqueio emitido pelo Celular Seguro enviará aviso ao inserir novo chip

FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/AGÊNCIA BRASI
A partir de agora, quem ativar um celular que teve alerta de bloqueio emitido pelo programa Celular Seguro, receberá uma notificação informando que o aparelho é roubado, furtado ou perdido. A mensagem será enviada automaticamente assim que um novo chip for inserido no aparelho com restrição ativa.
O alerta segundo a Agência Brasil chega via WhatsApp e é enviado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio dos números oficiais 2025-3003 ou 2025-3000. Ao receber a notificação, o usuário é informado de que o celular pode ter origem ilícita e deve acessar o site do programa Celular Seguro para seguir as instruções sobre como proceder.
Quem estiver com o aparelho precisa se apresentar a uma delegacia da Polícia Civil para regularizar a situação. Será necessário apresentar a nota fiscal do celular para comprovar a propriedade. Caso não possua o documento, o aparelho deve ser devolvido.
O programa Celular Seguro permite que vítimas de furto, roubo ou perda acionem o chamado Modo Recuperação, que emite o alerta e aciona mecanismos de bloqueio em serviços de operadoras e aplicativos.
Com esse novo recurso, o Ministério da Justiça pretende ajudar na recuperação de aparelhos, identificar os responsáveis pelos crimes e combater o comércio ilegal de celulares, muitas vezes vendidos para quem desconhece a procedência.
Para evitar adquirir aparelhos com origem duvidosa, o cidadão pode acessar a opção “Celulares com Restrição” no site ou aplicativo do Celular Seguro e consultar o IMEI, número de identificação único de cada aparelho. A consulta é simples: basta digitar *#06# no teclado do celular.