Forças policiais encolhem em uma década, revela estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública | Brasil - Policial Padrão
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Forças policiais encolhem em uma década, revela estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Forças policiais encolhem em uma década, revela estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Diminuição no efetivo policial estadual contrasta com crescimento da população e complexidade criminal.

Um estudo divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta terça-feira (27) lança luz sobre a diminuição do efetivo das forças policiais estaduais entre 2013 e 2023.

Seguindo a Agencia Brasil, a pesquisa aponta que, apesar de o Brasil contar com quase 800 mil profissionais da segurança em diversos órgãos, houve uma redução de 6,8% no efetivo da Polícia Militar e de 2% na Polícia Civil no período.

Esse encolhimento, segundo o coordenador de projetos do Fórum, David Marques, é preocupante dada a crescente população e a diversificação das dinâmicas criminais. O estudo também destaca o crescimento de 35,7% nas guardas municipais, como resposta à diminuição dos efetivos estaduais, e revela uma substancial falta de ocupação de vagas, com quase 30% para PMs e 47% para policiais civis desocupadas. A análise aponta ainda desequilíbrios estruturais dentro das próprias forças, como uma inversão na hierarquia esperada da PM, com mais sargentos do que cabos e soldados.

O estudo conclui com a relação de policiais por habitantes, comparando-a com outros países, e discute o impacto dessa proporção na segurança pública, exemplificado pelos casos do Amapá e de Santa Catarina.

outras notícias

Lista digital do Policial Padrão

Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais

Show More
Desfazer filtros

© Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.