PF prende maior traficante paraguaio no Brasil
Policia Federal prendeu líder de organização criminosa paraguaia na segunda-feira (29) no Mato Grosso, em cooperação policial internacional juntamente com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai.
O preso tinha fortes ligações com facção criminosa que atoa no estado do Rio de Janeiro, organização Brasileira, onde juntos faziam grandes carregamentos de cocaína e armas de grosso calibre.
Alem de comandar o envio de cocaína e fornecimento de armas de grosso calibre a organização criminosa carioca, utilizava propriedades rurais em solo paraguaio como estrutura logística para aterrissagem e de colagem de pequenas aeronaves para os carregamentos citados, tudo organizado junto ao líder paraguaí que também tinha um grande esquema de lavagem de dinheiro no solo estrangeiro.
O traficante ficou preso de 2018 a 2019 quando foi resgatado por um forte esquema criminoso, que utilizaram armas de guerra e extrema violência para tirarem o criminoso do presidio, deixando até mesmo um oficial da policia paraguaia morto.
O mandado de prisão preventiva para fins de extradição foi expedido pelo STF e cumprido pela PF em Mato Grosso. No momento da prisão, o paraguaio portava arma de fogo e utilizava documento falso, razão pela qual também foi preso em flagrante por conta dos crimes citados.
Fontes: Policia Federal.