Muralha Digital derruba casos de furtos e roubos na Praia Azul
A instalação da muralha digital no bairro Praia Azul em Americana (SP) já ajudou a diminuir o número de casos de furtos e roubos. Segundo os dados divulgados nesta semana pela Prefeitura de Americana, desde a instalação dos equipamentos, houve uma queda de 50,94%.
As câmeras de monitoramento foram instaladas há quatro meses e o número de furtos e roubos caiu de 53 para 26.
A estatística foi apresentada pelo comandante da Guarda Municipal, Marco Aurélio da Silva, e pelo coordenador de planejamento, Wendeo Santos, ao prefeito Chico Sardelli e ao vice Odir Demarchi, na terça-feira (4).
Em alguns casos, como furtos em transporte público e roubo no interior de veículo, a queda registrada foi de 100%. As imagens das câmeras proporcionaram, ainda, um aumento de 14% no número de captura de procurados pela Justiça.
“O trabalho do videomonitoramento avança em nossa cidade. Essa é uma meta da nossa Administração: dar mais segurança a nossa população, monitorando as entradas e saídas da cidade para prevenir crimes e auxiliar na investigação quando eles ocorrerem”, afirmou o prefeito Chico Sardelli.
“As câmeras são importantes para elevar a sensação de segurança das pessoas e para inibir a ação dos criminosos, que vão pensar duas vezes antes de cometer algum crime em Americana, porque sabem que estão sendo monitorados”, disse o vice-prefeito Odir Demarchi.
Monitoramento ampliado
Em janeiro, a Guarda Municipal de Americana (Gama) ampliou o número de câmeras utilizadas no videomonitoramento da cidade, a chamada Muralha Digital. O número foi de 85 para 123, reforçando o combate e a prevenção de crimes.
Algumas dessas câmeras detêm a tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) e são capazes de identificar letras e números das placas de veículos.
Os equipamentos estão em vias públicas de grande movimento, praças, cemitérios, Terminal Rodoviário e outros espaços públicos. E o projeto da Administração Municipal é ampliar ainda mais o número desses equipamentos em outros locais da cidade.
“Temos um planejamento de cobrir todas as entradas e saídas da cidade com câmeras inteligentes, com a tecnologia OCR, até o final de 2024. Além disso, vamos continuar ampliando a presença das câmeras de monitoramento nos espaços públicos, sempre buscando novas tecnologias. Sem dúvidas, um ganho muito importante para a segurança pública de Americana”, afirmou o comandante da Guarda Municipal, Marco Aurélio da Silva.