Americana assina convênio com Estado para o Muralha Paulista
A Prefeitura de Americana (SP) assinou nesta quinta-feira (11) convênio com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) para integração entre o sistema da Guarda Municipal e a Muralha Paulista, sistema de monitoramento através do uso de câmeras, do Governo do Estado.
O momento de assinatura contou com a presença do prefeito Chico Sardelli, o vice-prefeito Odir Demarchi, o vereador e presidente da Câmara, Thiago Brochi, o comandante da Guarda Municipal, Marco Aurélio, o inspetor Wendeo Santos, o major PM Zecheto, comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) e a major PM Carolina, sub-comandante do 19º BPM/I.
O convênio permitirá uma maior agilidade no compartilhamento de informações entre as forças de segurança do Estado e do município.
Essa troca de informações será de forma automática, permitindo assim mais rapidez no atendimento de ocorrências, tanto pela Polícia Militar (PM), como pela Guarda Municipal, como por exemplo, captura de procurados do sistema prisional e recuperação de veículos produtos de furto ou roubo.
De acordo com Brochi, o Muralha Paulista é um importante sistema integrado de monitoramento e banco de dados policiais, comandado pelo secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, que havia participado (na época do ex-presidente Jair Bolsonaro) da implantação do sistema Córtex, do Governo Federal.
“O maior bem que nossa cidade possui é o seu cidadão. Seguimos trabalhando para proporcionar mais segurança à nossa população”, ressaltou Chico Sardelli.
O prefeito agradeceu a todos os presentes e o vereador, que sempre defendeu a importância do convênio entre as corporações e teve atuação importante para a sua concretização.