Campinas terá rodízio de veículos a partir de Segunda-feira
A partir da próxima segunda-feira (18), a cidade de Campinas (SP) passará a ter rodízio de veículos. O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Donizette, em coletiva realizada nesta quarta-feira (13).
O modelo será semelhante ao utilizado na Capital antes da pandemia do coronavírus (Covid-19), com a restrição de dois finais de placas por dia. A ação tenta ampliar os índices de isolamento social na cidade e vale por tempo indeterminado.
O secretário de transportes, Carlos José Barreiro, explicou que a medida será válida entre as 6h às 20h, em toda a cidade. Equipes da Emdec farão a fiscalização, contando com agentes e o monitoramento eletrônico por radares.
“Nós precisamos manter uma taxa de 55%, para ter o achatamento da curva”, disse Jonas. Na última terça-feira (12), o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) do Estado apontou que o índice de isolamento social na cidade permanece em 45%.
PLACAS PROIBIDAS POR DIA
- Segunda-feira: finais 1 e 2
- Terça-feira: finais 3 e 4
- Quarta-feira: finais 5 e 6
- Quinta-feira: finais 7 e 8
- Sexta-feira: finais 9 e 0
O motorista que for flagrado circulando com placas proibidas no dia determinado, será multado em R$ 130,16 e receberá quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Veículos de fora de Campinas também serão fiscalizados e autuados.
De acordo com a prefeitura, profissionais de “serviços essenciais” estarão isentos do rodízio. As determinações e detalhes sobre isso estarão no decreto, que será publicado até sexta-feira.