Prefeitura de Valinhos inicia ‘Operação Férias Segura Sem Cerol’

    Ação realizada pela Guarda Civil Municipal e Defesa Civil visa à prevenção de acidentes

    PORPatrícia di Sanctis

    14/07/2023 13:58
    Atualizado em 14/07/2023 13:58

    Prefeitura de Valinhos inicia ‘Operação Férias Segura Sem Cerol’

    Prefeitura de Valinhos inicia ‘Operação Férias Segura Sem Cerol’

    Guarda e Defesa Civil participam da operação (Foto: Prefeitura de Valinhos)

    A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura de Valinhos (SP) iniciou nesta quinta-feira (13) a ‘Operação Férias Segura Sem Cerol’.

    Devido ao período de recesso escolar, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Defesa Civil intensificam à prevenção de acidentes e mobiliza também os pais para alertar sobre os perigos do uso do cerol e da linha chilena, além de trazer dicas de segurança.

    De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva, soltar pipas é uma atividade prazerosa, que envolve crianças, jovens e adultos, mas, com o uso indevido de cerol e linha chilena, a brincadeira pode causar ferimentos e levar a morte.

    Ele acrescenta que a prática é considerada crime pela Lei Estadual n° 17.201/2019 e põe em risco a vida de pedestres, ciclistas e motociclistas. A comercialização destes produtos também é considerada crime, previsto no Código Penal Brasileiro e outras legislações.

    O diretor da Defesa Civil, Marcos de Paula, reforça que os pais ou outros adultos responsáveis serão responsabilizados, no âmbito cível, se a criança ou o adolescente soltar pipas com materiais proibidos. “É preciso que os pais estejam vigilantes o suficiente para impedir que os jovens coloquem a vida de outras pessoas em risco, com o uso destes materiais irregulares”, ressaltou.


    Para a responsável do grupamento do Patrulheiro Amigo da Escola (PAE), Diane Vedovatto Machado, é importante também que as crianças e os jovens permaneçam em lugares adequados para a prática correta, longe da rede elétrica, e das rodovias. “Se seguirem essas recomendações simples, conseguiremos evitar um grande número de acidentes durante este período de mais intensidade”, ressaltou Diane.

    A denúncia de estabelecimentos pela comercialização de linha com cerol e/ou linha chilena pode ser feita à GCM, pelos telefones (19) 3869-3535 ou 153.

    Acompanhe o Policial Padrão:

    © Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DMX Design