Detran remove fotografias de vistoria veicular do app por conta de estelionatos
Após informativos enviados pela DIG de Americana, o Detran retirou do aplicativo as fotografias de vistorias veiculares, por conta de ocorrências de estelionato utilizando essas fotos.
Em janeiro desse ano a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana investigou algumas ocorrências de estelionato, que eram praticados após furtos e roubos de veículos.
Os criminosos faziam contato com as vítimas e ofereciam a devolução do automóvel em troca de um “resgate”, que deveria ser depositado ou transferido por PIX em conta corrente (designada pelo estelionatário).
Para tanto, visando demonstrar que estavam na posse do carro, enviavam fotos do veículo para a vítima, que eram extraídas do laudo de vistoria veicular. Até então, o acesso às imagens era aberto dentro do aplicativo Detran/SP, podendo ser consultado qualquer carro.
Após uma pequena edição na imagem, as fotos eram enviadas às vítimas. Em um caso específico, a vítima foi acompanhada pelos investigadores da DIG durante a negociação do pagamento, sendo que o golpe foi descoberto quando uma das imagens enviadas para promover o crime não estava editada, revelando tratar-se de imagem coletada durante a vistoria veicular.
As imagens utilizadas na aplicação do golpe estavam sendo captadas no Aplicativo para celular do Detran/SP. Na ocasião, a DIG de Americana promoveu um informativo à imprensa e comunicou o Detran sobre tal ocorrência.
As investigações possibilitaram ao DETRAN/SP tirar do ar a parte do aplicativo que disponibilizava essas fotografias. Desde então, não houve notícias de outros golpes utilizando-se deste artifício, evitando que novas vítimas fossem lesadas com a prática criminosa.
Apenas no mês de Janeiro desse ano (2021), foram atendidas três vítimas desse golpe, com prejuízos entre 5 e 10mil reais. Os estelionatários escolhiam o valor do “falso resgate” com base no valor dos veículos das vítimas.