Força-tarefa fiscaliza comércios irregulares de recicláveis em Campinas
Uma força-tarefa em Campinas (SP) formada por equipes da Guarda Municipal, Polícia Civil e Militar e Secretaria Municipal de Urbanismo, fiscalizou comércios irregulares de recicláveis, como parte da ‘Operação Fio da Meada‘. A ações aconteceram na tarde de quinta-feira (20).
A ação foi feita em oito ferros-velhos situados em sete bairros: Vila Nogueira, Parque São Quirino, Jardim Santana; Residencial Gênesis; Jardim Flamboyant e Vila Guararapes.
A força-tarefa lacrou quatro estabelecimentos, relacrou dois (acontece quando em algum momento foram retomadas as atividades sem autorização) e apreendeu de 47 quilos de fio de cobre.
Todas as lacrações foram por realização de atividade fora do permitido para o local.
Segundo a Polícia Civil, o proprietário do ferro-velho relacrado foi conduzido à delegacia e vai responder por desobediência, já que teria retomado as atividades após lacração anterior da Prefeitura Municipal.
Os 47 quilos de fios de cobre foram apreendidos administrativamente pela Prefeitura. Esse material não foi apreendido pela Polícia Civil porque, neste primeiro momento, não foi possível atestar se a origem era ilícita.
Os estabelecimentos também foram autuados e devem ser multados. As multas variam de 1000 Ufics (R$ 4.665,59) a 5 .000 Ufics (R$ 23.331,57), no caso de estabelecimentos que descumprem as regras e lacrações.