Prefeitura de Sto. Antônio de Posse adquire tablets para agentes da GCM

Prefeitura de Sto. Antônio de Posse investe em modernização da Segurança PúblicaAgentes passaram por treinamento para utilização das plataformas (Foto: Prefeitura de S. Antônio de Posse)

A prefeitura de Santo de Antônio de Posse (SP) está ampliando a modernização da segurança pública, com a aquisição de cinco novos tablets para agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Os aparelhos adquiridos na última semana, permitirão o monitoramento das ocorrências, com georreferenciamento e mapa com a localização das viaturas.

De acordo com a prefeitura, os agentes usarão os tablets durante as ações operacionais trazendo dinamismo na coleta e inserção de dados, padronização das tipificações de ocorrências e, consequentemente, otimização dos recursos e promovendo maior agilidade nos atendimentos.

Guardas usarão os tablets durante as ações operacionais (Foto: Prefeitura de S. Antônio de Posse)

Os dispositivos móveis estarão interligados aos sistemas: Sinesp CAD, Fiscalização Senatran, Sinesp Infoseg e o SIM (Sistema Integrado de Multa) – Prodesp, utilizados pela base de operações da GCM.

Além da aquisição dos novos equipamentos, os agentes da corporação passaram por treinamento para utilização das plataformas.

Muralha Digital

O sistema de videomonitoramento conta com 14 câmeras instaladas nas entradas e saídas da cidade, monitoradas 24h por dia.

A ferramenta OCR (sigla em inglês Optical Character Recognition) funciona de forma integrada com o sistema Cortex (do Ministério da Justiça) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além dos serviços de monitoramento das cidades da região que contam com a tecnologia, facilitando assim a troca de informação entre as forças policiais e de segurança pública.

A sala de monitoramento é equipada com sistema de videoconferência, com monitores e computadores, onde o operador consegue acompanhar as câmeras de forma simultânea.

A medida tem por objetivo promover mais segurança à população, com a atuação direta na identificação de situações de risco e monitoramento preventivo.

Monitora Posse

Recentemente, a ferramenta foi ampliada por meio do programa “Monitora Posse” que, a partir da cooperação entre o poder público e a comunidade local, com o cadastramento espontâneo de pessoas, físicas e jurídicas, recebe imagens capturadas por câmeras particulares de segurança.

Tais imagens compartilhadas são utilizadas para fins de monitoramento, prevenção e planejamento de operações de inteligência por parte da Guarda Civil Municipal, auxiliando não apenas às forças de segurança do município, como também às demais corporações policiais da região.

Radium Seguros
No Hashi
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Patrícia di Sanctis
Jornalista pós-graduada em Literatura e Outras Linguagens Artísticas pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) Atua no site Policial Padrão desde 2016