Índices criminais continuam em queda em Campinas
A cidade de Campinas (SP) continua apresentando queda nos principais índices criminais, conforme mostra comparação entre o primeiro semestre de 2024 com o mesmo período de 2023. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25), pela Secretaria Estadual de Segurança Pública com base nos registros de boletins de ocorrência em todas as delegacias do município.
O indicador de roubo de veículos foi o mais expressivo, com uma queda de 33,54% entre janeiro e junho de 2024 se comparado aos primeiros seis meses de 2023. A quantidade de roubos diminuiu em 11,28%, seguido de furto de veículos, com queda de 6,68%. Outros índices que apresentaram redução foram: homicídio (-2,13%) e furtos (- 4,19%).
“As ações preventivas da Guarda Municipal e em conjunto com as outras forças de segurança pública contribuem com o resultado, melhorando assim a segurança na nossa cidade”, analisa o Secretário de Segurança de Campinas, Christiano Biggi.
Os órgãos de segurança pública realizam frequentemente operações conjuntas, tanto voltadas para o patrulhamento preventivo quanto para alvos específicos, como focadas no combate ao tráfico de drogas e à receptação, além do compartilhamento de informações entre as forças de segurança e a atuação do monitoramento e de sistemas de inteligência.
No primeiro semestre deste ano, foram realizadas 3.990 operações, sendo 2.394 de patrulhamento preventivo.
Balanço da Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Campinas realizou 28.928 atendimentos entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2024 em toda a cidade. Foram efetuadas 463 prisões, sendo 305 flagrantes e 158 procurados da Justiça que foram capturados.
Neste primeiro semestre, a corporação apreendeu 15 armas de fogo e retirou de circulação cerca de 34 quilos de drogas. Além disso, foram recuperados 179 veículos.