GCM de Campinas é morto durante tentativa de assalto
Um Guarda Civil Municipal (GCM) de Campinas (SP) foi morto com disparos de arma de fogo, na noite de sexta-feira (27), no bairro Jardim Margarida.
A Polícia Militar foi acionada e no local, Rua Ernani Pereira Lopes, o GCM, identificado como Robinson Costa Franco, de 47 anos, foi localizada em decúbito ventral, sob um armamento. Próximo da lateral do veículo de Robinson, foi localizado outro rapaz morto, ainda não identificado, em decúbito lateral, junto com um revólver calibre 38, contendo quatro estojos deflagrados.
Os policiais militares, devido a aglomeração que se formou no local e por questões de segurança, recolheram os armamentos encontrados próximos dos corpos, sendo que o GCM estava sob um revólver Taurus 357 contendo três munições íntegras e três deflagradas.
Foi constatado que no local estaria havendo uma feira noturna e, segundo uma testemunha, que conhecia o GCM, dois homens teriam o abordado e após isso ouviu diversos disparos de arma de fogo. Já outra testemunha, segundo informação levantas pelo Portal Policial Padrão, ouviu disparos de arma de fogo e um homem descendo um barranco correndo que havia próximo ao local efetuando disparos em direção ao GCM.
Robinson foi encontrado com ferimentos causados por arma de fogo no abdômen e tórax. O outro homem não identificado possuía ferimentos causados por arma de fogo no tórax do lado direito.
A equipe do Setor de Homicídios foram acionados no local, junto com a Perícia Técnica. A Autoridade Policial determinou registrar a ocorrência para apuração, em tese, de crime de latrocínio, bem como expedição de requisição de IML visando a realização de exame necroscópico nas vítimas a fim de se constatar a causa e demais circunstâncias das mortes.
Em nota, a Guarda Civil Municipal de Campinas (SP), declarou, na íntegra:
“O Guarda Municipal Robinson Costa Franco, de 47 anos, foi baleado e morreu em uma tentativa de assalto na noite de ontem quando saia da feira noturna no Jardim Flamboyant.
O GM foi abordado próximo ao seu veículo quando dois homens o abordaram e anunciaram o assalto. Costa Franco reagiu e houve uma troca de tiros. Ele foi baleado e morreu no local. Um dos bandidos também foi atingido e foi a óbito. O outro homem fugiu.
Costa Franco era casado e deixa dois filhos, um de 25 e uma de 20 anos. Ele era da 4ª Turma da Guarda Municipal e trabalhou muitos anos na Base Ambiental. Atualmente, ele estava no Sindicato dos Servidores Públicos.
O corpo do GM está no IML aguardando necropsia e ainda não há informações sobre o velório e o enterro.”.