Deic apreende 10 fuzis de guerra e mais de 1,5 tonelada de cocaína em Aguaí
O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) apreendeu 10 fuzis de guerra e mais de 1,5 tonelada de cocaína pura em um sítio na cidade de Aguaí (SP). A apreensão de drogas foi a maior do ano no Estado de São Paulo e aconteceu neste domingo (6).
De acordo com a polícia, o alvo da ação era uma organização criminosa envolvida em ataques a carros-fortes, que pode ter atuado na região de Campinas (SP). Ao longo de um ano, policiais da 4ª Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (Disccpat) investigaram o grupo.
Em junho, a unidade descobriu um endereço em Cordeirópolis (SP) que serviria para esconder armas e drogas para a organização criminosa. Na época, os agentes estiveram no endereço, mas não encontraram os bandidos.
No decorrer das investigações, os policiais identificaram que a quadrilha mudou a rotina para evitar sua localização. No entanto, com o monitoramento de um dos investigados, os agentes chegaram até um sítio na cidade de Aguaí.
Para a ação, o Deic montou uma operação policial e cercou o sítio, que resultou na prisão de três criminosos.
Em um caminhão, havia um arsenal com 10 fuzis de guerra, incluindo um AR-10, um AK-47, seis fuzis Fal e duas metralhadoras .30. Segundo o diretor do Deic, delegado Fábio Pinheiro Lopes, as armas foram desviadas do Exército da Bolívia.
Maior apreensão de drogas do ano
No sítio, o trio também guardava munições e carregadores, além de cerca de 1,5 tonelada de cocaína pura, cujo valor estimado é de R$ 120 milhões.
Ainda conforme o Deic, a quadrilha era responsável por comercializar armas e drogas por diferentes regiões do Estado, com criminosos especializados em roubos a carros-fortes.
Os envolvidos, de 27, 31 e 42 anos, foram encaminhados à sede do Deic, na capital paulista, onde permaneceram presos em flagrante. Eles vão responder por tráfico de drogas, porte ilegal de arma e associação para o tráfico.