DIG de Americana desarticula esquema interestadual de roubo de cargas com apoio da PM de Minas Gerais

Na noite de quinta-feira (27/02), a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana (SP) deu início a uma investigação sobre roubo e receptação de cargas, após uma ocorrência em flagrante registrada pela Polícia Militar, envolvendo uma carga de alimentos congelados localizada no bairro Vila Bertini em Americana (SP).

O caso começou após a Polícia Militar receber informações de que uma empresa de rastreamento havia perdido o sinal de um caminhão, com última localização registrada na Avenida Letícia Cia Bôer. No local, os policiais encontraram um caminhão-trator e um semi-reboque carregados com 2.388 caixas de alimentos, avaliadas em R$ 249.997,50. Durante a verificação, foi constatado que as placas dos veículos estavam adulteradas e que ambos constavam como produtos de roubo.

O responsável pela oficina havia deixado o local instantes antes da chegada das viaturas, mas, com base em imagens de segurança, foi identificado. Ele foi localizado em sua residência, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste (SP), onde foi preso em flagrante por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo. Os veículos e a carga permaneceram apreendidos.

Com base nesse flagrante, a DIG deu início a uma investigação mais ampla, utilizando técnicas de inteligência, entrevistas e monitoramento, constatando que uma carreta específica estava sendo usada para fraudes em roubos e furtos de carga em diferentes estados. Com o ciclo investigativo concluído, a equipe da DIG, sob comando do delegado Fernando Fincatti e do chefe dos investigadores Eduardo César Ribeiro, acionou a Polícia Militar do estado de Minas Gerais.

De posse das informações precisas, a PM de Minas localizou o veículo na cidade de Uberaba (MG) na noite da última terça-feira (30). O motorista, com passagens por roubo, receptação, adulteração de veículo e associação criminosa, foi preso. A carreta foi apreendida e será devolvida ao proprietário.

Imagens: Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

A DIG de Americana segue com a investigação para identificar outros envolvidos no esquema criminoso e elucidar conexões interestaduais no comércio de cargas roubadas.

Radium Seguros
No Hashi
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Lucas Pereira
CEO do Policial Padrão, graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (UNISAL 2010-2014), Superior em Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública (PMESP 2014-2015).