Thiago Brochi é condecorado com a Medalha São Paulo pelo Instituto Histórico Militar
O presidente da Câmara Municipal de Americana (SP), vereador Thiago Brochi (PL), foi condecorado em sessão solene na noite de quarta-feira (17), pelo Instituto Histórico Militar (IHM), com a Medalha São Paulo. A honraria entregue no plenário do Poder Legislativo remete aos combatentes da Revolução Constitucionalista de 9 de julho de 1932.
Conforme informações do IHM, a homenagem foi criada para dignificar organizações e pessoas que realizaram esforços na luta pela liberdade e justiça, auxiliando civis e militares em seu momento de maior necessidade.
A medalha é um “símbolo da voluntariedade e amor à pátria, realizada pelo povo paulista”. É o “símbolo da lealdade, do companheirismo e do civismo”.
De acordo com Brochi, receber essa medalha foi uma honra. “Reafirmamos o compromisso em defesa das forças de segurança e de seus heróis e heroínas que arriscam a própria vida para proteger a população”, ressaltou.
Outros 20 indicados também receberam honrarias na sessão solene promovida pelo IHM, com a Medalha Bandeirante Domingos Jorge Velho, a Medalha Batalha do Tuiuti, a Medalha Mérito Jurídico e a Medalha Sangue e Bravura.
Entre os agraciados estava o prefeito de Americana (2016-2021), Omar Najar (MDB), o promotor de Justiça, Sérgio Claro Buonamici, policiais militares, guarda municipal e personalidades da sociedade civil, entre outros.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) publicou em 15 de dezembro de 2023 o Decreto nº 68.207, oficializando ainda a “Medalha Combatente da Força Pública”.
O objetivo é agraciar personalidades civis e militares, instituições públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído valorizar a memória e os valores da Revolução Constitucionalista de 1932. Ou que, de algum modo, tenha prestado relevantes serviços ao Estado de São Paulo e à população.