Polícia Civil apreende mais de cinco quilos de maconha em operação da DISE em Americana e Sumaré
Na manhã desta segunda-feira (20), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Americana, deflagrou a Operação “Botânico” para combater o tráfico de drogas na região. Durante a ação, realizada nos bairros Jardim Ipiranga, em Americana (SP), e Jardim do Trevo, em Sumaré (SP), os agentes apreenderam mais de 5 quilos de maconha, uma estufa completa para cultivo da droga e outros materiais relacionados ao tráfico.
A operação começou por volta das 6h, com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão judicial expedido pela 2ª Vara Criminal de Americana. No endereço da Rua Itacolomi, no Jardim Ipiranga, os policiais localizaram o responsável pelo imóvel e investigado no caso. Durante as buscas, foi encontrada uma estufa equipada com sistema de controle de temperatura e iluminação. Dentro dela, havia uma planta de maconha que, ao ser pesada, totalizou 124 gramas. Além disso, uma porção adicional de maconha, com cerca de 5 gramas, foi apreendida no local.
Mais tarde, por volta das 11h30, os policiais seguiram para o segundo endereço da operação, na Rua Três, no bairro Jardim do Trevo, em Sumaré, após uma denúncia apontar o armazenamento de drogas em uma viela. No local, foi encontrada uma mala contendo nove pacotes de maconha, que somaram 5,4 quilos após a pesagem. No mesmo local, foram apreendidas duas balanças digitais, três celulares, folhas com anotações e documentos pessoais, que agora passarão por análise no decorrer das investigações.
A operação foi considerada bem-sucedida e reforça o trabalho da Polícia Civil no enfrentamento ao tráfico de drogas na região de Americana e Sumaré. As investigações prosseguem para identificar o envolvimento de outros suspeitos e possíveis conexões com redes de distribuição.