Guardas municipais e funcionários da MB passam por capacitação sobre febre maculosa | Americana - Policial Padrão
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Guardas municipais e funcionários da MB passam por capacitação sobre febre maculosa

Guardas municipais e funcionários da MB passam por capacitação sobre febre maculosa

Objetivo é esclarecer dúvidas e planejar as ações operacionais do grupo sobre a prevenção da doença

Guardas municipais de Americana (SP) e funcionários da MB, que realiza serviços de limpeza de vias públicas na cidade, passaram por capacitação sobre febre maculosa. A ação aconteceu nesta quinta-feira (22), com o objetivo de esclarecer dúvidas e planejar as ações operacionais do grupo.

A Unidade de Vigilância em Saúde (Uvisa), por meio do Programa de Vigilância e Controle do Carrapato e Escorpião (PVCE), realizou as palestras sobre o tema.

O coordenador do setor de Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes, detalhou as ações realizadas pelo município para o controle do carrapato-estrela, transmissor da doença.

Ele também mostrou as áreas de risco, falou sobre características da doença, forma de transmissão, procedimentos de prevenção, características biológicas do carrapato-estrela e alinhamento de estratégias multissetoriais.

A iniciativa da capacitação partiu do diretor comandante da Gama, Marco Aurélio da Silva, que alinhou ações com a Uvisa para somar esforços nas estratégias de ações contra a febre maculosa.

“A corporação está alinhada à orientação do prefeito Chico Sardelli que, em reunião realizada no último dia 14, coordenou as ações contra a febre maculosa que devem ser colocadas em prática por vários setores da Administração Municipal”, destacou o comandante da Gama.

Morte na cidade

No dia 16 de junho, a Vigilância Epidemiológica de Americana recebeu, o laudo do Instituto Adolfo Lutz sobre um óbito que estava sob investigação, sendo positivo para a Febre Maculosa Brasileira.

O caso é considerado importado, pois o local provável de infecção (contato com o carrapato) foi no município de Limeira (SP), conforme informações da Vigilância.

Trata-se de uma moradora de Americana, de 58 anos. No dia 4 de junho, a paciente começou a apresentar sintomas que evoluíram, como febre, dor de cabeça, náusea, vômito, dores musculares e prostração geral.

No dia 7 ela procurou atendimento médico no PA do Zanaga, sendo transferida posteriormente ao Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, vindo a falecer no dia seguinte.

Cenário atual

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, nove casos suspeitos aguardam confirmação laboratorial. Um deles participou do evento realizado na fazenda Santa Margarida, em Campinas (SP), local das infecções que causaram quatro óbitos.

outras notícias

Lista digital do Policial Padrão

Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais

Show More
Desfazer filtros

© Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.