Guarda Municipal de Americana irá utilizar câmeras corporais
O prefeito de Americana (SP), Chico Sardelli, anunciou nesta segunda-feira (29) que a Guarda Municipal de Americana (Gama) passará a utilizar câmeras corporais. A implantação do novo dispositivo deve proporcionar mais segurança durante as ações dos patrulheiros.
As câmeras corporais registrarão imagens das ocorrências que ficarão gravadas para serem utilizadas, se necessário. Os equipamentos têm capacidade para 12 horas de gravação de imagens e áudio.
O anúncio foi feito no gabinete ao lado do vice-prefeito, Odir Demarchi, do comandante da Guarda Municipal, Marco Aurélio da Silva, do coordenador de Planejamento da Gama, Wendeo Santos e do vereador e presidente da Câmara Municipal, Thiago Brochi.
Os equipamentos fazem parte de um contrato de locação com a empresa Inova PTT Tecnologia no valor de R$ 57,4 mil por ano.
“As câmeras ficarão à disposição dos patrulheiros, sendo uma para cada equipe, em cada viatura, podendo ser ligada no momento da ocorrência, garantindo a integridade tanto do guarda quanto da população”, destacou o diretor comandante Marco Aurélio.
Transparência nas abordagens
Várias corporações do país têm utilizado as câmeras corporais nas fardas dos agentes.
Especialistas em segurança pública defendem a adoção do equipamento como meio de dar mais transparência às abordagens policiais.
Do ponto de vista da gestão, as câmeras ajudam na produção das provas e auxiliam no processo de formação, treinamento e avaliação das atividades policiais.