Polícia Federal desmantela organização criminosa de tráfico internacional de drogas em Campinas

Na manhã desta quarta-feira (2), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação White Coffee para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. Foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão nas cidades de Campinas e Santo Antônio de Posse, no interior de São Paulo.
A investigação teve início em 2024, após uma ação do 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) da Polícia Militar, que encontrou um laboratório clandestino de drogas na Avenida Francisco Glicério, em Campinas. Na ocasião, dois homens foram presos ao tentarem enviar um quilo de cocaína para a Itália dentro de garrafas térmicas.





A PF identificou que o grupo criminoso operava um esquema sofisticado de manipulação química, embalagem e dissimulação de drogas, remetendo droga para países como Portugal, Inglaterra, Itália, Alemanha, Dinamarca e Dubai. Para dificultar a fiscalização aduaneira, os criminosos escondiam as substâncias em encomendas aéreas junto a objetos comuns.
Os traficantes e químicos demonstraram alto nível técnico no preparo das drogas, incluindo fentanil, e utilizavam uma empresa de fachada para os envios. Além das prisões e buscas, a justiça determinou o bloqueio de bens e valores relacionados ao grupo.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.