Guarda Municipal realiza mais de 41 mil atendimentos nos primeiros oito meses do ano
A Guarda Municipal de Campinas (SP) realizou mais de 41 mil atendimentos entre janeiro e agosto de 2024 em toda o município. Nesse período, a corporação efetuou 615 prisões e apreendeu mais de 55 quilos de drogas.
De acordo com a corporação, os agentes fizeram 415 prisões em flagrantes e capturaram 200 procurados pela Justiça. Além disso, retirou de circulação 16 armas de fogo e recuperou 218 veículos.
O programa Guarda Amigo da Mulher (GAMA) realizou 3.419 visitas às mulheres assistidas, vítimas de violência doméstica, para fiscalizar o cumprimento da medida protetiva.
As ações e atendimentos da Guarda Municipal têm um papel importante na redução de alguns índices criminais. Conforme os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública com base no registro de boletins de ocorrência em todas as delegacias da cidade, na comparação de janeiro a agosto de 2023 com os mesmos meses de 2024, houve uma queda de 60% no crime de latrocínio.
Apresentaram redução também:
- roubo de veículos (-32%)
- roubo (-14%)
- homicídio (-6%)
- furto de veículo (-5%)
- furto (-3%)
Segundo o Secretário de Segurança de Campinas, Christiano Biggi, as operações de patrulhamento preventivo e ostensivo, aliado à tecnologias de inteligência, o trabalho integrado e troca de informações com as outras forças de segurança contribuem para o bom resultado.
“Também investimos na contratação de novos guardas, em equipamentos, como uniformes, armamento, treinamento dos agentes e novas viaturas. Tudo isso reflete no atendimento da Guarda Municipal e, assim, numa melhor prestação de serviço à população”, analisa Biggi.
Região Central
O Programa Centro Mais Seguro da Guarda Municipal, que teve início em 23 de outubro de 2023, já realizou 20.714 atendimentos, 398 prisões, apreensão de sete quilos de entorpecentes e quatro armas de fogo ilegais.
Ainda de acordo com os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o Centro da cidade também segue a tendência de redução de índices criminais na comparação do ano passado com este ano.
A quantidade de roubos na área central do município caiu 25%, homicídio reduziu em 33%; furto teve uma queda de 18% e furto de veículos caiu 6%.
A Guarda Municipal continua atuante com o Programa Centro Mais Seguro, com a presença ostensiva do patrulhamento a pé e viaturas motorizadas.
Desse modo, os agentes aumentam a segurança para as pessoas que frequentam essa região da cidade em horários e locais com mais movimentação de pessoas, como terminais e pontos de ônibus. A corporação conta com um efetivo de cerca de 100 guardas municipais na região central.