Em 104 dias, Guarda de Campinas efetua 118 prisões no Programa Centro Mais Seguro
Em 104 dias do programa Centro Mais Seguro, a Guarda Municipal de Campinas (SP) atendeu 4.442 ocorrências na região central. Em todo o período, as ações resultaram na prisão de 118 pessoas.
De acordo com o balanço, nesse período os agentes apreenderam três quilos e 639 gramas de entorpecentes, cerca de R$ 5 mil em dinheiro, 383 quilos de fiação de cobre sem procedência e duas armas de fogo.
Além disso, 17 veículos foram recuperados e 26 apreendidos. Os dados são do período entre 23 de outubro de 2023 até ontem, dia 4 de fevereiro de 2024.
Redução nos índices criminais
A presença ostensiva da Guarda no patrulhamento a pé no Centro já reflete nas estatísticas criminais. A quantidade de delitos nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado foi menor do que no mesmo período de 2022, conforme apontam os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, baseado em registros de boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial.
Homicídio doloso teve uma redução de 50% e tentativa de homicídio de 100%. Dos crimes contra o patrimônio, o índice mais expressivo foi o de roubo de carga, que apresentou uma queda de 100%, seguido de furto de veículos, com redução de 38% e roubo de carro que caiu 16,66%. O indicador do crime de roubo recuou 8,61% e o de furto 12,17%.
Sobre o programa “Centro Mais Seguro”
O programa “Centro Mais Seguro”, lançado no dia 23 de outubro do ano passado, intensificou o patrulhamento na região central com guardas municipais que fazem a ronda na modalidade a pé, que soma com o patrulhamento com viaturas motorizadas.
O objetivo da iniciativa é proporcionar mais sensação de segurança para a população que trabalha e circula no Centro, atendendo todo o período de abertura e fechamento do comércio, bem como aqueles horários em que as pessoas estão saindo do trabalho e estão nos pontos de ônibus.
O foco é coibir o tráfico de drogas, furtos e roubos e combater a receptação de produtos ilícitos.