Operação “Fio da Meada” fiscaliza comércios em Campinas
Uma força-tarefa de agentes de segurança realizou nesta terça-feira (20) a Operação “Fio da Meada”, em Campinas (SP). Equipes da Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil, e Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) se reuniram para combater a receptação de fios de cobre.
Conforme informações da prefeitura da cidade, as equipes fiscalizaram 26 comércios de recicláveis, que são pontos de venda desse tipo de material.
O trabalho conjunto resultou em cinco prisões em flagrante, por diferentes crimes, incluindo furto de energia, crime ambiental, receptação e tráfico de drogas. Um dos detidos não tinha retornado à prisão após o benefício da saída temporária.
A força-tarefa deteve seis pessoas por exercício ilegal de atividade e um por crime ambiental. Eles vão responder pelos delitos.
Durante a operação, os agentes também apreenderam porções de cocaína, maconha e haxixe, além de aproximadamente 150 quilos de fios de cobre.
Os fiscais da Seplurb também lacraram dois estabelecimentos comerciais e autuaram outros quatro estabelecimentos, que foram intimados a encerrar as atividades.
Crime
Em março deste ano, o município de Campinas (SP) decretou a proibição do comércio de fios de cobre e de alumínio no município.
O crime prevê multa de R$ 4.480 (ou mil Ufics) para quem for flagrado nesta atividade e, em caso de reincidência, a lacração do estabelecimento.